Marcha do Orgulho Crespo discute racismo neste sábado na Paulista

Marcha  do Orgulho Crespo
Segunda edição da marcha na avenida Paulista, em 2016 - Christian Braga/Divulgação


A Marcha do Orgulho Crespo, que busca valorizar o cabelo e questionar padrões estabelecidos de beleza, chega à terceira edição no sábado (5) com concentração na praça do Ciclista, na av. Paulista, às 9h.

"O ato não é só para celebrar o cabelo, mas para discutir o racismo por um viés aparentemente inofensivo", diz Neomisia Silvestre, idealizadora da marcha.

A passeata surgiu em 2015, como um evento de celebração ao Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Hoje, a marcha acontece em oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão e Espírito Santo.

"O evento não existia no país, embora diversas discussões em torno do cabelo natural já acontecessem. O que fizemos foi reunir as pessoas em um único dia e lugar para que elas se encontrassem, discutissem e exercitassem a escuta", completa Neomisia.

O evento se estende ao Unibes Cultural com mesas de discussão, oficinas –de penteado afro, de tranças, de big chop (transição capilar), de rima e de maquiagem para pele negra– e um show da MC Soffia, que encerra a programação.

Concentração: pça. do Ciclista - Av. Paulista, 2.439, às 9h. Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2.500, Pinheiros. Sáb. (5): 12h às 18h. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais