Sesc inicia programação em homenagem a Machado de Assis

Começa nesta sexta-feira (22) o projeto Rios de Machado, promovido pelo Sesc Pompéia (região oeste da capital paulista), que vai reunir oficinas literárias, performances teatrais, leituras dramáticas, saraus musicais, narração de histórias, espetáculo teatral e oficinas de novas mídias em homenagem ao centenário de morte do escritor Machado de Assis. Com exceção da apresentação de Cássio Scapin, toda a programação é gratuita.

Cássio Scapin apresenta "Memórias Póstumas de Brás Cubas" na capital - Crédito: Divulgação

A intenção é levar o visitante a um mergulho no universo machadiano, com três espaços --O Alienista, Capitu e Memórias Póstumas de Brás Cubas-- que fazem referências sutis às obras do autor e suas citações geográficas ao Rio de Janeiro do fim do século 19. A cenografia é assinada por Valdy Lopes.

Com 70 m2, a sala Capitu --voltada para atividades ligadas às novas mídias-- disponibilizará oito computadores para que o público possa acessar o acervo de Machado de Assis. Nesta sala, serão ministradas oficinas voltadas às novas tecnologias, como a Ponto de Registro, em que os participantes irão postar em um blog tudo o que acontece no evento.

Além dessa atração, também ocorrerá uma oficina gratuita de produção de um conto em vídeo, que possibilita ao visitante participar de todas as fases de produção de um curta-metragem, baseado em um conto de Machado de Assis. As inscrições para Conto em Vídeo: Uma Adaptação da Obra de Machado de Assis podem ser feitas na sala Capitu, de 21 a 30 de agosto.
Infome-se sobre o evento

Performance

A sala O Alienista tem uma programação com oficinas literárias nos dias de semana e pequenas intervenções aos sábados e domingos. Entre as performances, destaque para a do ator Marco Antonio Garbellini, realizada aos sábados e domingos, às 16h e 18h. Ele interpretará o personagem Dr. Simão Bacamarte, médico e protagonista do romance "O Alienista".
Infome-se sobre o evento

Memórias Póstumas de Brás Cubas é a terceira sala da ambientação, com aproximadamente 150 m2. Trata-se de uma área voltada para leituras dramáticas. Uma delas será "Memórias Póstumas de Brás Cubas", com o ator Cássio Scapin interpretando o protagonista. A direção é de Regina Galdino. As leituras serão realizadas de 26 de agosto a 10 de setembro, às terças e quartas, às 21h15. Infome-se sobre o evento

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.sescsp.org.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas