Roteiro indica 10 restaurantes portugueses em SP e jantar especial nesta quinta

Casa de cozinha variada, o Zeffiro (centro de São Paulo) promove uma noite portuguesa nesta quinta-feira (25), a partir das 19h. O jantar com entrada, prato principal e sobremesa sai por R$ 80 (por pessoa) ou R$ 150 (casal). É necessário fazer reserva.

Crédito: Daniel Pera/Divulgação Cordeiro à portuguesa com batatas em noite especial no restaurante Zeffiro nesta quinta-feira (25)

O couvert com pães variados, azeitonas temperadas e manteiga abre a refeição e chega à mesa acompanhado pelo vinho branco Encostas da Pedra Alta, Douro D.O.C (2011).

Como entrada, será servido a tradicional Açorda, preparada com bacalhau, pão de miga, azeitona e azeite. O prato pode ser harmonizado com o tinto Encostas da Pedra Alta, Douro D.O.C., 2009.

Já o cordeiro à portuguesa com batatas é o prato principal. Para beber, a sugestão da casa é o vinho tinto Encostas da Pedra Alta Douro D.O.C., Reserva (2010).

A sobremesa baba de camelo fecha a refeição. O doce é elaborado com doce de leite e ganache de chocolate, e será acompanhado pelo Encostas da Pedra Alta - Fine Tawny Porto.

Informe-se sobre o local


CONHEÇA 10 CASAS PORTUGUESAS EM SP

A Bela Sintra
Elementos de cobre, pedra e madeira compõem o ambiente sofisticado da casa. Dirigida pela chef portuguesa Ilda Vinagre, a cozinha apresenta pratos tradicionais portugueses. Entre as opções, a posta de bacalhau grelhada com azeite e alho merece atenção. Robalo com molho de camarão e polvo à lagareiro são outras boas opções.
Informe-se sobre o local

Alfama dos Marinheiros
Um clima de antigamente paira neste restaurante português, cuja inauguração ocorreu em 1969. O bacalhau é o carro-chefe do cardápio e, na versão À Moda Real, o lombo do pescado é acompanhado de batatas, grão-de-bico, azeitonas pretas e pimentão. Quem leva os pratos à mesa são garçons vestidos de marinheiro.
Informe-se sobre o local

Bacalhau, Vinho & Cia.
Em um salão com simpático ar de botequim, são servidas grandes porções de bacalhau, preparado de formas variadas. Boa pedida são as postas graúdas grelhadas.
Informe-se sobre o local

Bacalhoeiro
Em um salão amplo e arejado na região leste, decorado com um jardim vertical, a casa tem na cozinha o chef Francisco Everaldo da Silva, ex-Antiquarius e A Bela Sintra. Ele prepara especialidades como alheira, arroz de pato e a posta de bacalhau no azeite com brócolis e batatas salteadas.
Informe-se sobre o local

Da Terrinha
As duas casas simples, de cozinha portuguesa, se dedicam à culinária de diferentes regiões de Portugal. Na Matriz, localizada na Alameda Aicás, o menu foca em pratos do Sul, com frutos do mar em petiscos, como os vôngoles ao vinho. Na filial (avenida Pavão), as carnes e enchidos do norte ganham destaque. Os pratos de bacalhau permanecem nas duas unidades, caso da versão à Brás.
Informe-se sobre o local

Casa Portuguesa
Oferece cozinha indicada pelo nome do restaurante. Acepipes como alheiras ou sardinha (frita ou na chapa) têm espaço, além dos pratos que levam bacalhau, com preços contidos.
Informe-se sobre o local

Ora Pois!
Com matriz na Vila Madalena, o restaurante se dedica à cozinha portuguesa. Entre as sugestões, está o bacalhau cozido.
Informe-se sobre o local

Quinta de Santa Maria
O restaurante segue o estilo de uma típica casa lusitana, tanto na fachada quando no interior do estabelecimento. O cardápio é composto por pratos da região do Minho, em Portugal, como o cordeiro assado ao molho de vinho do Porto. A adega o local também é um atrativo para os clientes.
Informe-se sobre o local

Tasca da Esquina
O restaurante do português Vítor Sobral é uma filial do endereço homônimo que o chef mantém em Lisboa. Boa pedida é o bacalhau à Gomes de Sá, servido apenas às quartas no almoço. O cardápio regular traz pratos como o polvo salteado com amêndoas na companhia de tomate assado.
Informe-se sobre o local

Tasca do Zé e da Maria
Os donos são Gilson Josino (ex-La Brasserie), José Maria Alves Pereira e Ernestino Gomes Pontes (ambos ex-Antiquarius). Entre os destaques, está o bacalhau confitado e o bacalhau à Beneditine com purê de batatas. O arroz de pato é outra pedida certeira. Vale provar o menu-executivo.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais