Com sabores ibéricos, pratos do Bona Gastrosimplicidade são bem-apurados

A cozinha com toque familiar, aparência descomplicada e preços confortáveis tem ganhado algum fôlego em São Paulo, especialmente ancorada em pratos de raízes brasileiras. O Bona Gastrosimplicidade vai nessa linha, com um diferencial: a presença de sabores ibéricos.

Aberto no final do ano passado, agora também no jantar, o restaurante, de sócios do Gardênia, tem na cozinha o espanhol Raúl Florenza. O chef domina técnicas modernas da sua terra, mas as utiliza para obter resultados que sugerem uma cozinha rústica e simples.

Crédito: Divulgação Batatas bravas, do Bona Gastrosimplicidade
Batatas bravas, do Bona Gastrosimplicidade

Mas são pratos apurados. As manjubinhas (o cardápio fala em sardinha, mas sempre estavam em falta) marinadas, entrada com apresentação mais rebuscada, trazem os filezinhos firmes e saborosos, com molho de maracujá (reduzido e nada doce) e chips de batata-doce.

O chef faz suas interpretações, inclusive nas receitas de sua terra natal. As batatinhas bravas ganham suave ferocidade graças ao catchup picante artesanal Strumpf. O polvo à feira, no lugar de cozido, é feito na chapa, e as batatas, em vez de aparecerem em rodelas, são cremosas e gratinadas (mais "comfort" impossível).

De extração portuguesa, o arroz de pato tem a ave feita na brasa –o gosto do fogo é até exagerado, mas original. A costela de porco já desossada torna "confortável" o ato de comê-la –é acompanhada por cebolas caramelizadas e purê de batata desnecessariamente "trufado".

Até estrogonofe tem no Bona –compondo uma refeição caseira com o pudim de leite condensado... (Nas sobremesas também vale experimentar a musse de chocolate com nozes e laranja –o cítrico da fruta sempre é boa companhia para o chocolate.)

Movimentado no almoço, vazio à noite, o Bona vale a visita. É uma cozinha que vende simplicidade, mas não deixa de ser autoral, o que lhe confere um interesse adicional.

Avaliação: bom

R. Álvaro Anes, 43, Pinheiros, tel. 3812-8400. Seg. e ter.: 12h às 15h. Qua. a sex.: 12h às 15h e 19h30 às 23h. Sáb.: 13h às 16h30 e 10h às 23h30. Dom.: 13h às 16h30.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais