Clima do novo Marakuthai é bom, mas cozinha comete deslizes

É curioso o contraste entre o novo Marakuthai —restaurante de visual caloroso, cheio de antiguidades restauradas ou reformadas num colorido intenso e feminino— e sua localização: nos fundos de uma loja do designer Philippe Starck (a TOG), no Itaim, um espaço clean, oco, de um branco de doer, mal preenchido por objetos rígidos e translúcidos.

Cai-lhe bem o banho colorido dos fundos, e também a cozinha da chef Renata Vanzetto, que aos 26 anos já é veterana: aos 13, cozinhava no restaurante da família na Ilhabela.

Crédito: Tadeu Brunelli/Divulgação Espiga de milho com creme de parmesão e páprica picante
Espiga de milho com creme de parmesão e páprica picante

O nome remete à cozinha tailandesa, mas ela, no fundo, é mais um referência do que uma realidade. No novo endereço, o cardápio tem diferenças com a casa dos Jardins. Mas tem o mesmo espírito, um pouco picante, um pouco praiano, agradável sem ser soberbo.

E tem uma magia no ambiente que faz com que as lindas panelinhas com os ensopados (às vezes engrossados meio à força) transmitam o calor semelhante ao que transpira do ambiente. E a louça bonita, o espaço urdido à mão, os clientes encantados, criam um clima infalível.

E aí se comem pratos novos –a espiga de milho no creme de alho, parmesão e páprica picante (certifique-se de que gosta mesmo de alho); as lulas fritas um pouquinho demais com pungente maionese de pimenta caiena; o espaguete de pupunha com molho de tomate, camarões e lulas suculentos, agrião e tímidos dedos-de-moça; a "torta falsa" (é só o recheio na panelinha) de frango e pupunha com salada.

Ou clássicos da casa, na panelinha, como o "kampuchea" (tirinhas de mignon em molho de curry vermelho com arroz jasmim e farofa de banana), o wok (camarões e lulas com cebola-roxa, alho, gengibre, "sweet chilli", mel e limão), e o interessante vegetariano bobó de banana-da-terra e palmito com arroz jasmim e crisp de batata-doce.

Avaliação: regular

R. Iguatemi, 236, Itaim Bibi{oeste}, tel. 3078-3246. 67 lugares. Seg. a qui.: 12h às 15h e 18h às 24h. Sex.: 12h às 15h e 16h à 1h. Sáb.: 13h às 16h e 18h à 1h. Dom.: 13h às 16h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais