Crítica: mesmo com modismos, novo restaurante Z|San inclina-se ao clássico

Crédito: Tadeu Brunelli/Divulgação Sushis do restaurante japonês Z|San, nos Jardins
Sushis do restaurante japonês Z

Um novo restaurante japonês aportou nos Jardins: o Z|San. Ele ocupa o lugar que já sediou um espanhol e um italiano e que agora é gerido pelo grupo Egeu (também do Kaá, do Italy, do General Prime Burger).

A casa, com foco em sushis e sashimis, tem um sócio formado na área, o sushiman Jun Yamauchi (ex-Shin Zushi e Nagayama).

É verdade que há três tipos de pratos quentes (tempura, yakisoba e tepan). E também, inovação da casa, curiosas tortillas de peixe. Mas é uma variedade bem menor do que comumente ocorre em São Paulo.

Seguindo uma tendência atual, o Z|San não embarca nas caricaturas de sushis cheios de maionese com frutas, com requeijão etc. Inclina-se mais à economia de componentes, mais próximo do sushi clássico.

Mas não consegue fugir de alguns modismos. Como se sabe, quase não há novo restaurante de sushi que não tenha peixe maçaricado (com o correspondente cheiro de gás), azeite "trufado" (dá-lhe novamente cheiro de gás), grãozinhos de diferentes tipos de sal. No Z|San, ao menos, há comedimento.

A bonita construção tem um longo balcão na entrada. É sempre o melhor lugar para comer sushi, pois, tão logo são montados, chegam aos dentes do cliente.

Antes, pode-se evitar o salmão selado com azeite trufado e, no lugar, provar um carpaccio de peixe ou sashimi de uma dúzia de pescados, como vieira, pargo e linguado.

Entre os sushis a variedade é ainda maior; em princípio haverá barriga gorda de atum, de olho de boi e de cavalinha, e mais vieiras, ouriço, carapau, polvo. Têm bela apresentação e no geral não desapontam, completando um programa que também vale pelo agradável lugar —será que o ponto agora emplaca?

Avaliação: bom

R. Oscar Freire, 439, Cerqueira César, tel. 3060-9929. Ter. a qui.: 18h30 às 23h. Sex. e sáb.: 18h30 às 24h. Dom.: 13h às 16h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais