Fradique Coutinho ganha duas novas casas, com lamen ou hambúrguer

Abriu as portas nesta terça-feira (1°) o Tan Tan, um bar dedicado aos lamens, que funciona sob a batuta do chef Thiago Bañares. Experiente, ele acumula passagens pelas cozinhas do D.O.M., de Alex Atala, do Arturito, da argentina Paola Carosella, e do Z Deli Sandwich Shop —sua última parada antes de alçar voo solo.

Bañares foi buscar inspiração para criar o Tan Tan em terras distantes —ele passou 30 dias em Nova York visitando diversas casas especializadas no macarrão oriental. "Acho que comi em todos os endereços de Manhattan e em mais três do Brooklyn", contabiliza. Interessou-se especialmente pelas casas do chef David Chang, à frente da grife Momofuku.


De volta, ele criou um menu que reúne seis tipos de lamen e um udon. Este último é servido gelado e leva macarrão produzido no Japão, que viaja congelado para o Brasil.

Para o lamen, o chef escolheu um fornecedor exclusivo. Em uma das sugestões, a massa é combinada a fatias de barriga de porco braseada, ovo marinado em shoyu, cebolinha, alga nori, acelga chinesa e naruto, uma massa processada de peixe. Esses itens são servidos sobre o caldo base —um líquido de cor intensa, elaborado com carcaças de frango e porco —dos 180 litros iniciais, sobram apenas 40 ao final do cozimento, que dura entre 8 e 12 horas.

"O cardápio também apresenta algumas sugestões para petiscar", explica Bañares, que reforça a vocação para bar do estabelecimento. "Teremos oito opções de entrada, que serão renovadas semanalmente." Entre elas, a guioza preenchida de porco, com superfície crocante e dourada na chapa. Para acompanhar, a carta de drinques assinada pelo bartender Danilo Rodrigues apresenta onze coquetéis autorais, a exemplo do Hakuna Matata, que combina rum, Fernet, mel e limão.

DA VILA NOVA CONCEIÇÃO PARA A MADALENA
A segunda casa a aportar na rua Fradique Coutinho nesta semana é a lanchonete Bullguer. Inaugurada em abril, na Vila Nova Conceição, nesta quinta-feira (3) estreia em seu segundo endereço, desta vez na Vila Madalena.

Sanduíche Lumberjack, da lanchonete Bullguer
No cardápio desde a abertura, o sanduíche batizado de Lumberjack é servido nos dois endereços da Bullguer - Crédito: Lucas Terribili/Divulgação

O chef Thiago Koch segue à frente da cozinha, e promete novas receitas no cardápio. O Redneck, por exemplo, é composto de hambúrguer, queijo prato, bacon e compota de cebola defumada e o Seu Madruga leva salsicha Frankfurt enrolada em bacon com avocado e queijo cremoso. Ambas as novidades estão disponíveis apenas no endereço da Fradique Coutinho.

Os lanches que ganharam rapidamente status de clássicos da marca, a exemplo do Lumberjack, seguem disponíveis. Além do disco de carne, o sanduíche tem queijo, bacon e picles. Para beber, são sugestões os rótulos da cervejaria americana Goose Island.

Tan Tan Noodle Bar - R. Fradique Coutinho, 153, Pinheiros, tel.: 2373-3587.

Bullguer Vila Madalena - R. Fradique Coutinho, 1136, Vila Madalena, tel.: 3360 4703.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais