Josimar: Boa pinta de bistrô e uma certa crise de identidade

Inadvertidamente pinguei gotas de vinho na toalha, na primeira visita ao novo restaurante Ser. E, surpreso, me vi preocupado.

Uma toalha alva sobre a outra, guardanapos de pano, quanta despesa, será viável nos dias de hoje?... Garçons uniformizados (ainda que informalmente) realçam um ar antigo, meio em extinção, desta pequena casa que estreou em dezembro na Vila Nova Conceição.

Mas simpatizo (espero que se sustente) com esta aparência tradicional e acolhedora de bistrô, incluindo as mesas na calçada.

Crédito: Divulgação Salmão grelhado com cogumelos salteados na manteiga da garrafa, arroz e creme de wasabi
Salmão grelhado com cogumelos salteados na manteiga da garrafa, arroz e creme de wasabi

Quanto ao cardápio, o nome do restaurante (Ser - Cozinha Contemporânea) engana um pouco. Faz pensar em pratos experimentais e surpresas a cada dentada. Mas não é bem isso.

O chef Caio Gavioli (ex-Ecully e Marakuthai) serve várias receitas convencionais, do tipo espaguete com frutos do mar, bacalhau com batatas ao murro, contrafilé com molho de mostarda, crème brûlée.

Em outras, introduz algum pequeno artifício, com resultados diversos. Não no atum selado com salada, onde o destaque é a precisão no cozimento do peixe; mas é o que vemos nos ravióli de burrata, cozidos demais,
mas envoltos num gostoso véu de manteiga-de-garrafa, sálvia e bottarga.

O correto peixe (varia conforme o dia) com crosta de castanha-do-pará é servido com purê de banana-da-terra um tanto massudo (mais crisp de cebola e molho de limão).

Já o belo confit de pato (que poderia ter a pele mais crocante) espanta, porque o nhoque de sêmola, no lugar de várias pequenas unidades, é uma massa enorme e única esmagada debaixo da ave, até difícil de saborear.

Sabor não falta, como sobremesa, na maçã salteada com calda de tangerina, sorvete de canela e farofa de nozes.

Ser - Cozinha Contemporânea

R. João Lourenço, 367, Vila Nova Conceição, região sul, tel. 3044-1420. Seg. a se.: 12h às 15h e 19h às 23h. Sáb.: 12h às 16h e 19h às 23h. Dom.: 12h às 16h. CC: AE, D, E, M e V $$$ a l w

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais