Crítica: Despretensiosa, Casa Mônica Dajcz oferece almoço a preço justo

A Casa Mônica Dajcz, um restaurantezinho de almoço na Barra Funda, nasceu como extensão do bufê homônimo, que opera há 22 anos. "Restaurantezinho" porque é pequeno, mas também porque é despretensioso. Tem uma operação simples e enxuta.

São duas opções de pratos por dia, expostas numa lousa, mais salada (pode haver uma caesar, com alface, tiras de frango e gosto de anchova bem presente) e sobremesas (torta de limão, com merengue firme e brilhante; torta de chocolate em consistência de musse, sem farinha; torta de maçã, com a fruta embebida em calda açucarada acomodada sobre massa folhada –tudo dulcíssimo).

Torta de limão da Casa Mônica Dajcz
Torta de limão da Casa Mônica Dajcz - Divulgação

As receitas seguem a mesma onda do ambiente: são caseiras, sem muita emoção, mas corretas e a preços que não ultrapassam R$ 29. Pode surgir, por exemplo, o peito de frango empanado na farinha panko (mais flocada e bem crocante, com fritura sequinha, sem excesso de gordura), que chega à mesa na companhia de purê de mandioquinha –este, bem delicado, se assemelha mais a uma musseline, menos densa.

Também é empanado o peixe do dia –por que diabos anunciam a tilápia como saint peter? Bem, na farinha que o envolve há um pouco de parmesão, que turbina o sabor da crosta. Ao lado, risoto de limão, com acidez comedida e arroz al dente.

A massa recheada com mozarela de búfala feita na casa é espessa demais e o queijo, borrachento, diria o dito popular. Ao molho de tomate faltou viço, tempero, alguma emoção.

Ainda assim, ali há certos cuidados louváveis, como a água gelada, cortesia da casa, servida em uma garrafa charmosa, e um atendimento atencioso e simpático.

Avaliação: regular

R. Capistrano de Abreu, 71, Barra Funda, região central, tel. 3873-6581. 40 lugares. Seg. a sex.: 11h30 às 15h. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais