Crítica: Salvatore Loi e Paulo Barros dão 'toque a mais' a receitas familiares

O lugar que já foi um pequeno restaurante com jeito de casa de família, o Il Fornaio dItalia, ficou irreconhecível e agitado: é a Modern Mamma Osteria.

Ele é tocado por dois chefs de renome. Paulo Barros ganhou fama no Due Cuochi, depois foi sócio de empreendimentos como o Girarrosto, até se desligar para assumir a nova casa com Salvatore Loi (que fica mais no restaurante que tem seu nome).

A fórmula, atraente, propõe uma cozinha familiar italiana revestida com alguma sofisticação. O cardápio, curto, vem impresso no jogo americano de papel.

Pici com ragu de linguiça da Modern Mamma Osteria
Pici com ragu de linguiça da Modern Mamma Osteria - Ligia Skowronski/Divulgação

Inclui como antepastos focaccia leve, assada no momento e fumegante (pode ter somente alecrim, sal grosso e azeite, ou queijo, molho de tomate e manjericão), nhoque frito com recheio de vitelo e uma destoante compota de cebola roxa, e berinjela à parmigiana.

E vai adiante com vistosas polentas derramadas sobre uma travessa com, por exemplo, uma mistura (salgada) de linguiça, espinafre e queijo da serra da Canastra. Passa pela seção de nhoques (um deles, de semolina, é gratinado com zabaione de grana padano e trufa negra). E chega às massas frescas e secas.

Há os clássicos lasanha, espaguete à carbonara (bem correto) e cavatelli à matriciana, pici com ragu de linguiça, porcini e creme de grana padano e massas recheadas (panciotti de cabrito com lentilhas e molho do assado e bauletti de creme de ricota, raspas de laranja, pistache e manteiga de especiarias), num belo ponto de cozimento.

Bauletti de creme de ricota com raspas de laranja e pistache da Modern Mamma Osteria
Bauletti de creme de ricota com raspas de laranja e pistache da Modern Mamma Osteria - Ligia Skowronski/Divulgação

Carne e peixe são poucos, como a crocante e fininha bisteca de leitão à milanesa (com batatas assadas, tomate confit e rúcula) e a costela de javali assada, com um molho que se impõe, mas um purê de batata rústico que não é purê, nem acrescenta sabor.

O tiramisù é para compartilhar. Os preços não são excessivos, mas drinques e vinhos são caros e podem pesar.

Avaliação: bom

R. Manuel Guedes, 160, Jardim Europa, tel. 3078-2263. 100 lugares. Seg. a qua.: 12h às 15h e 19h às 23h. Qui.: 12h às 23h. Sex. e sáb.: 12h às 24h. Dom.: 12h às 17h. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais