Crítica: ambicioso, Madison Square se perde na execução de receitas datadas

Fazer no Brasil uma cópia de restaurante clássico francês ou italiano não é fácil; e de um restaurante nova-iorquino ambição do recém-aberto Madison Square pode ser mais complicado ainda.

Pois em Nova York a média dos restaurantes é tão ruim quanto o paladar médio local; mas, cidade rica e antenada, quando tem rara casa boa, aí é boa de verdade.

Nesta emulação paulistana, dá vontade de sentar nas cadeiras estofadas, olhar para a rua pelas mesas da área externa, usufruir o serviço dos tarimbados profissionais. Mas a rua Amauri não é a Madison avenue, e aquele ambiente em nada é a NY chique, mesmo com menu com nomes em inglês.

O sobrenome (Casual Dining) anuncia uma cozinha contemporânea, mas não é o que se vê. Há algo de italiano, mediterrâneo; o toque modernoso estaria, talvez, no uso de dois ou três ingredientes brasileiros.

Prato do restaurante Madison Square, na rua Amauri
Prato do restaurante Madison Square - Mauro Holanda/Divulgação

Mas o funcho cozido com tucupi, que dá uma nota interessante ao vegetal, não tem nada a ver com o molho de vinho tinto do prato de polvo com bacon crocante (na verdade, raros ciscos de bacon esturricado).

Seriam contemporâneas a batida crosta de gergelim em torno do atum ou a de castanha-do-pará, no robalo? O ovo de codorna de gema dura no flat bread da entrada, bonita minipizza, mas anos-luz atrás do que há em São Paulo?

Os frutos do mar com limão e tomate-cereja são passáveis, mas sem frescor e sabor. O cordeiro com purê de abóbora e farofa de avelã é só correto. Mas o cheesecake com doce de banana estraga tradições americanas e brasileiras num golpe só ao menos é compensado pelo brownie de chocolate meio amargo.

No Madison Park original está um dos melhores restaurantes do mundo, o Eleven Madison Park; é inapropriada a comparação com a modesta rua Amauri.

Avaliação: ruim
R. Amauri, 328, Jd. Europa, tel. 3079-4819. 100 lugares. Seg. a qui.: 12h às 15h30 e 19h às 24h. Sex. e sáb.: 12h à 1h. Dom.: 12h às 17h. CC: todos. Valet R$ 25. $$$$

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais