Crítica: Nova casa japonesa aposta no serviço kaiseki, típico de Kyoto

A abertura do Ryo Gastronomia oferece rara chance de apreciar, no Brasil, uma refeição nos moldes do kaiseki-ryori japonês: um menu de pequenos pratos com base na estação do ano, nos produtos do lugar, na cerimônia do serviço –típico da cidade de Kyoto.

Se no Japão um excelente sushi pode ser servido em local simples nas instalações e no serviço, um restaurante de kaiseki, mesmo quando não luxuoso, será sempre cheio de detalhes, das louças até as mesuras exageradas. O Ryo não foge à regra.

Aqui não há à la carte, só o menu do dia (na verdade, da semana; com opção vegetariana), com custo entre R$ 180 e R$ 250. É elaborado pelo chef Edson Yamashita, 34, conhecido por passagens por restaurantes como Shin-Zushi e Aze Sushi, mas também com temporadas em Tóquio e em Kyoto (inclusive vivendo com monges budistas).

Prato do Ryo Gastronomia
Pratos do meu do chef Edson Yamashita têm base em produtos locais e na estação do ano - Divulgação

​Yamashita é conhecido como habilidoso sushiman, faceta que aparece nos menus da nova casa –embora não seja usual, aqui o kaiseki inclui sushis e sashimis, entre os pontos altos da refeição.

Servida somente à noite, e de preferência mediante reserva, ela prima pela delicadeza, buscada à exaustão –e, quando deixa a desejar, é mais pela ausência de vigor do que por sabores indesejáveis.

Grandes achados são a gelatina de dashi com ovas de ouriço-do-mar, uma carícia aveludada no paladar; a berinjela assada ao molho de missô, show de textura e intensidade de sabor; a barriga de porco cozida e grelhada com original molho tarê de capim-santo e curry; e a oferta de sushis (chu-toro, carapau, cavalinha, ouriço) e sashimi (de toro).

Superam outros itens como espinafre com molho de gergelim e missô ou o peixe do dia (olhete) grelhado (e não suculento) com nabo, arroz e missô shiru. Mas nem de longe estragam o bom jantar.

Avaliação: bom

R. Pedroso Alvarenga, 665, Itaim Bibi, região oeste, tel. 3881-8110. Seg. a sáb.: 18h às 24h. 
Clique aqui e saiba mais sobre o serviço.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais