Conheça 15 casas italianas no centro de São Paulo

Para quem busca um bom restaurante italiano no centro de São Paulo, o roteiro abaixo sugere 15 casas especializadas:

Antonietta Culinária Italiana
Com ambiente despojado, tem como maior atrativo massas clássicas, que vêm à mesa acompanhadas de molhos apurados. Entre os exemplos, espaguete com vôngole, lasanha à bolonhesa e nhoque de abóbora.
Informe-se sobre o local

Cantina e Pizzaria Piolin
A cantina, que existe há mais de 40 anos, mantém em seu cardápio alguns pratos daquela época, como a lasanha à romanesca, feita com creme branco, ervilhas, presunto e champignon. Outro destaque é o picadinho a Cocó, que leva filé-mignon em cubos, milho verde, cebola, tomate, banana à milanesa, ovo frito e arroz.
Informe-se sobre o local

Crédito: Beatriz Toledo/Folha Imagem

Carlino
Um dos restaurantes mais antigos de São Paulo, Carlino foi fundado em 1881. Seu cardápio oferece pratos da cozinha italiana, como penne à marinara e ossobuco com risoto milanês.
Informe-se sobre o local

Circolo Italiano
Instalado no primeiro andar do edifício Itália, funciona também como ponto de encontro de empresários e personalidades ligados àquele país. O cardápio é predominantemente italiano, mas também há espaço para pratos da cozinha internacional. A especialidade é o polpettone com penne. Outra opção é o escalope com risoto de funghi chileno (serve até duas pessoas).
Informe-se sobre o local

Cosi
O chef Renato Carioni (ex-Cantaloup) assina receitas italianas de base clássica, revestida de soluções modernas, em suas duas casas. O menu executivo (entrada, principal e sobremesa) faz sucesso.
Informe-se sobre o local

Famiglia Mancini
É preciso chegar cedo se não quiser ficar horas na fila de espera, porque a casa não trabalha com reserva. Mesmo assim, o público é fiel a esta comida italiana servida em porções generosas. O farto bufê de antepastos é uma das marcas do restaurante. Foi eleito o melhor italiano pelo Datafolha.
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação

Jardim de Napoli
Exemplo da boa cantina napolita­na à moda paulistana, tem pizzas famosas, tradicionais pratos de massa e a especialidade da casa, o polpettone à parmigiana, queridinho da clientela. Eleito o melhor restaurante do centro, segundo o Datafolha.
Informe-se sobre o local

La Mamma
Instalada há mais de 30 anos na Aclimação, a casa serve comida italiana em fartas porções. No andar de cima, há aparelhos de TV no salão e um terraço. No piso inferior, funciona uma rotisseria.
Informe-se sobre o local

La Penisola
O restaurante, especializado em cozinha italiana, apresenta como especialidade a lasanha da casa, que é elaborada com massa verde, bolonhesa, molho bechamel e leva uma única camada de mozarela.
Informe-se sobre o local

Lellis Trattoria
Na linha das cantinas tipicamente paulistanas, a casa de João Lellis, aberta em 1981, serve pratos italianos abundantes e de bom preço, como o talharini aos quatro queijos e o macalu (espécie de ravióli) com frutos do mar.
Informe-se sobre o local

Luna di Capri
No mesmo local onde funcionou o Orvietto, a casa, aberta em 2002, mantém o visual (toalhas xadrezes, cartazes de peças teatrais) e o cardápio típico das cantinas da região. O espaguete à napolitana com camarões e o cabrito desossado com brócolis, batatas e arroz estão entre as sugestões.
Informe-se sobre o local

Crédito: Daniel Kfouri/Folha Imagem

Montechiaro
Cantina do Bexiga aberta em 1974, oferece pratos italianos tradicionais, em porções bem servidas. As massas (a maioria preparada na casa) fazem combinações com mais de 40 tipos de molho.
Informe-se sobre o local

Capuano
Um dos lugares mais antigos da cidade em funcionamento contínuo. Serve fusilli, richitelli e outras massas tradicionais, feitas artesanalmente desde 1907. As especialidades da casa, em porções fartas, são o fusilli ao sugo, a dobradinha à parmigiana e o cabrito.
Informe-se sobre o local

Piazza 36
Propriedade do chef Renato Carioni (Così), fica no centro da cidade, ao lado de hits como Almanara e Bar da Dona Onça. Voltado ao almoço, oferece (a preço fechado) bufê com entradas, massa e grelhado (pedidos à cozinha e consumidos à vontade). Durante a happy hour, a oferta se resume ao bufê de beliscos.
Informe-se sobre o local

Roma
No casarão centenário, funciona esta cantina de ambiente familiar, atendimento atencioso e boas receitas --como o pappardelle ao ragu, além de bufês de entrada e sobremesa. As massas produzidas no próprio restaurante podem ser consumidas no salão ou compradas pré-cozidas ou prontas na rotisseria. Eleito o melhor restaurante do centro, pelo Datafolha.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais