Planta e Raiz grava DVD de 15 anos na Feira de Artes na Vila Madalena

A banda de reggae Planta e Raiz, uma das maiores do Brasil, gravará neste domingo (18) o DVD de comemoração aos 15 anos de carreira num lugar muito especial para os integrantes: a 36ª Feira de Artes da Vila Madalena (zona oeste de São Paulo).

Há exatos 15 anos, em agosto de 1998, Zeider, Samambaia, Fernandinho, Franja e Cuio faziam seu primeiro show, no mesmo lugar. Antes, haviam tocado apenas para amigos durante ensaios em garagens. De repente, se viram convidados para tocar na feira. Ao subir ao palco, o quinteto ainda inexperiente avistou milhares de pessoas aguardando a apresentação.

Crédito: Cesar Araujo/ Planta e Raiz Banda Planta e Raiz (foto) grava DVD de 15 anos na Feira de Artes na Vila Madalena
Banda Planta e Raiz (foto) grava DVD de 15 anos na Feira de Artes na Vila Madalena

Encararam o público e tocaram cinco músicas, todas do ícone mundial do reggae: Bob Marley. Zeider disse que não sabe como conseguiram seguir até o fim. Porém, a aceitação do público foi vital para que eles sentissem vontade de repetir a dose.

"É impossível explicar a adrenalina que a gente sentiu naquele dia. Aquele show nos mostrou o caminho a seguir, e a gente percebeu que era aquilo que a gente queria fazer. Acreditamos e Deus nos ajudou", diz Zeider, vocalista da banda.

Há um hiato de oito anos desde a gravação do último DVD da banda, feito em 2005, na zona leste de São Paulo. Participaram os cantores Chorão e Happin Hood e o produtor musical Rick Bonadio, entre outros.

A banda e a organização do evento não disseram quem serão os convidados para tocar neste evento, apenas que "amigos foram chamados". Mas a participação de Edi Rock, um dos fundadores do grupo de rap Racionais MC's, já está confirmada.

O estilo musical da banda mistura canções românticas e de exaltação à natureza. Algumas letras também são carregadas de críticas sociais e protestos contra o Estado.

A única mudança na banda desde a criação foi a saída de Cuio para Juliano assumir as baquetas. Entre os maiores sucessos do grupo estão: "Com Certeza", "Aquele Lugar", "Tô no Barato" e a parceria com a cantora Claudia Leitte, "Flores no Meu Jardim".

Hoje, a estimativa de Kiko Tupinambá, que descobriu a banda em 1999, é que o grupo já tenha vendido mais de um milhão de CDs --a maioria durante os shows que fazem pelo Brasil e pelo mundo, como a turnê que passou por países como Japão e Austrália. O sucesso de venda são os preços populares dos CDs. Cabelinho, assistente da banda, é o encarregado de vender cada um por R$ 5 durante os shows.

O último trabalho do Planta e Raiz, o CD duplo "Bora Viver/De Sol a Sol", foi lançado em janeiro. O álbum tem participações especiais, como a do cantor Di Ferrero, do NX-Zero, Claudia Leitte, Hélio Bentes (Ponto de Equilíbrio) e dos rappers do RZO.

HISTÓRICO

"O barato de voltar a tocar no mesmo lugar onde começou depois de 15 anos é estar perto da galera, da família e do povo. O melhor é que o show vai ser na rua e de graça, assim como o primeiro. Vai ser legal ver o pessoal olhar para a gente e falar: olhe os meninos aí, eles voltaram para fazer um show para a gente", conta Zeider.

Os integrantes da banda se conheceram ainda meninos no Butantã (zona oeste), mas, segundo eles, os "rolês" eram todos na Vila Madalena, na mesma região da cidade. "Nosso primeiro contato com o reggae foi no bar Radical Brasil. A gente curtia muito o som e começamos a pensar em fazer o nosso".

Não há previsão para lançamento de novos CDs, mas o líder da banda alerta que se o público pedir e eles sentirem que estão em um bom momento podem lançar mais um álbum no início de 2014. "Nós somos independentes e não dependemos de gravadoras para fazer lançamentos. Quando a gente se sentir bem, a gente entra no estúdio e grava", diz o vocalista.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais