Ivete Sangalo, Milton Nascimento e Criolo fazem shows em agosto

Com poucas atrações estrangeiras, o mês de agosto promete muita MPB e experimentações. Gal Costa inaugura a programação musical da nova Teatro J. Safra, relembrando sucessos de quase 50 anos de carreira; Milton Nascimento e Criolo se apresentam juntos no show "Linha de Frente".

Mudando de gênero, o Jazz na Fábrica e o Bourbon Street Fest aglomeram grande parte dos shows gringos do mês. O festival do Sesc Pompeia, que vai de 6 a 31 de agosto, recebe mais de 15 grupos e solistas de diferentes correntes jazzísticas. Já o evento do Bourbon Street Music Club, em sua 12ª edição, tem o pianista, compositor e produtor Allen Toussaint como principal nome do line-up.

Ainda em agosto, Ivete Sangalo apresenta o show do DVD de 20 anos de carreira na capital. Veja outras atrações:


DE 6 a 31 - JAZZ NA FÁBRICA
Em sua quarta edição, o Jazz na Fábrica recebe mais de 15 grupos e solistas de diferentes correntes jazzísticas no Sesc Pompeia. A seleção de músicos tenta ampliar o debate sobre a expansão das linguagens dentro do jazz, sempre em constante transformação. Para isso, a programação inclui quatro eixos estilísticos: o clássico, os hibridismos populares (soul, fusion, R&B, rock, funk, hip hop), os experimentalismos (free jazz, vanguardas e improvisação livre) e as etnicidades (quando se aproxima da música de outros lugares do mundo). Anthony Braxton (abaixo, à direita) Diamond Curtain Wall Quartet é um dos destaques do festival.

DE 8 a 10 - GAL COSTA
A cantora inaugura o programa musical do teatro J. Safra, nova casa de espetáculos que também oferece programação teatral adulta e infantil, além de circo. A diva da MPB comanda o show acompanhada do violonista Guilherme Monteiro, que também usa guitarra para rever destaques da carreira da intérprete que já soma 50 anos. Estão no roteiro desde "Coração Vagabundo", do seu primeiro disco, até "Segunda", que fecha o seu trabalho mais recente.

DIA 9 - CHITÃOZINHO E XORORÓ
A dupla sertaneja apresenta a turnê "Do Tamanho do Nosso Amor" no Espaço das Américas. O show é baseado no CD e DVD homônimos, lançados em novembro de 2013, com produção de Fernando Zorzanello (da dupla Fernando e Sorocaba), participações de Dexterz (projeto de música eletrônica composto pelo baterista Junior Lima, pelo DJ Julio Torres e pelo violinista Amon Lima), do rapper Cabal e de Fernando e Sorocaba.

DIA 9 - FILOSOFIA REGGAE ORIGINAL
O show do Cine Joia marca o lançamento do CD e DVD "Especial 15 anos" da banda, além do aniversário de quatro anos da revista Reggae Brasil. Os grupos Jah i Ras, Damata e Templo Regueiro também tocam nesta data.

DIA 9 - JORGE MAUTNER
No Auditório Ibirapuera, Mautner revisita seus três primeiros álbuns, "Para Iluminar a Cidade" (1972), "Jorge Mautner" (1974) e "Mil e Uma Noites de Bagdá" (1976). Imagens do acervo do músico serão exibidas ao público do Auditório Ibirapuera durante o espetáculo.

DIA 9 - LUCIANA MELLO E JAIR OLIVEIRA
Para homenagear o próprio pai, Jair Rodrigues, morto este ano, Luciana e Jair fazem um show no HSBC Brasil na véspera do dia dos pais. Na apresentação, os irmãos cantam algumas das músicas que mais marcaram sua carreira e a história da MPB.

DIA 10 - RENATO TEIXEIRA E SERGIO REIS
Na apresentação do HSBC Brasil, os músicos, que são amigos desde os anos 1960, mostram o repertório do DVD "Amizade Sincera II". Eles são acompanhados de Chico Teixeira (violão de doze cordas) e João Lavraz (baixo), filhos de Renato, e Paulo Reis (viola de dez cordas e violão), filho de Sérgio, além de Dudu Portes (renomado baterista que já tocou com Elis Regina) e Márcio Werneck (na flauta e clarineta).

DE 14 a 17 - ADRIANA CALCANHOTTO
No formato voz e violão, a cantora e compositora apresenta o novo show "Olhos de Onda", no Sesc Pinheiros. A artista toca canções inéditas, como a que dá nome ao show, e sucessos dos 30 anos de carreira.

DIA 15 - NAÇÃO ZUMBI
Após sete anos sem lançar disco de estúdio e um hiato da banda —para dar espaço aos projetos paralelos de seus integrantes—, o grupo lançou "Nação Zumbi", um pouco mais lento e romântico que o som costumeiro. Eles apresentam o repertório do álbum no Cine Joia, quando também lançam o trabalho em vinil.

DE 16 a 24 - BOURBON STREET FEST
De 16 a 24/8, a 12ª edição de um dos maiores festivais de música negra americana, chega a São Paulo com shows de abertura e encerramento gratuitos no Parque do Ibirapuera. Neste ano, o principal nome do line-up é o pianista, compositor e produtor Allen Toussaint.

DIA 16 - NANA, DORI E DANILO CAYMMI
Os irmãos Nana, Dori e Danilo se reúnem para homenagear o centenário de nascimento do pai, o grande cantor, compositor, escritor e músico Dorival Caymmi, morto em 2008. O pontapé inicial para a escolha das canções partiu de "Cancioneiro da Bahia", livro de Dorival publicado em 1947, com prefácio de Jorge Amado. Da obra, Dori, com a ajuda dos irmãos, retirou a inspiração para um repertório que evidencia o fascínio que Caymmi tinha pelo mar e seus personagens, como Iemanjá.


DIAS 19 e 20 - CARLOS CAREQA E CONVIDADOS
O cantor e compositor Carlos Careqa comemora três décadas de carreira com dois shows no Sesc Consolação. Para isso, ele divide o palco com convidados especiais: Arrigo Barnabé (19/8), Zeca Baleiro e Mônica Salmaso (20/8).

DIAS 19 e 20 - FESTIVAL DE FADO
Pelo segundo ano consecutivo, o festival de fado traz ao país estrelas do gênero típico português ao HSBC Brasil. Desta vez, desembarcam por aqui Carminho, Raquel Tavares e Camané. Além dessas atrações, há o show "Amália Hoje", que apresenta o repertório de Amália Rodrigues (1920-1999) com uma roupagem pop. O evento terá ainda debates entre poetas e pensadores portugueses, workshops sobre a história do fado, além de guloseimas da gastronomia local.

DIAS 22 e 23 - MILTON NASCIMENTO E CRIOLO
O ícone da MPB, Milton Nascimento, convida o rapper Criolo para acompanhá-lo no show "Linha de Frente", no HSBC Brasil, nos dias 22 e 23/8

DIA 22 - O RAPPA
A banda que tem feito shows da turnê "Nunca Tem Fim", nome do novo CD do grupo, lançado em 2013, se apresenta no Espaço das Américas. O repertório deve ser baseado no disco, o primeiro de inéditas desde 2008, com músicas como "Anjos (Nunca Tem Fim)", o primeiro single do disco; "Vida Rasteja" e "Auto-Reverse".

DIA 28 e 29 - IVETE SANGALO
No Espaço das Américas, nos dias 28 e 29/8, a cantora faz show do DVD "Ivete Sangalo - 20 Anos", gravado na Arena Fonte Nova, em Salvador.

DIA 29 - TOQUINHO COM VERÔNICA FERRIANI
Comemorando 50 anos de carreira, o parceiro mais constante de Vinicius de Moraes se apresenta no Terra da Garoa, relembrando clássicos de seu repertório, como "Testamento", "Como Dizia o Poeta", "Caderno" e "Aquarela". Mais uma vez, o violonista divide o palco com uma figura feminina. Desta vez, a convidada é a cantora Verônica Ferriani.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais