Em novo formato, Samba do Bule vira evento multicultural a céu aberto

Há cerca de um ano, o teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV), no Bom Retiro, fica lotado de pessoas que disputam um lugarzinho à sala que recebe o Samba do Bule. Para atender melhor os convidados e ampliar sua proposta, a reunião, que é realizada há oito anos na última sexta do mês, terá nova configuração. A roda vai para o quintal a partir de agosto. Dividirá espaço com outras atividades e será aos sábados, no período da tarde.

Não mais protagonista, o samba será uma ferramenta e não o fim dos encontros. A principal razão para a mudança é a soma de forças dos núcleos teatral e musical, que convivem no endereço. "Há tempos engatinhamos nisso. Os dois grupos têm o mesmo objetivo, difundir a cultura popular brasileira", diz Cesinha Pivetta, um dos criadores do Bule.

Crédito: Divulgação/Marcos Hermes O sambista Cesinha Pivetta, um dos criadores do Samba do Bule
O sambista Cesinha Pivetta, um dos criadores do Samba do Bule

Com novo formato, o projeto ainda não possui alcunha, mas já tem programação e data marcada. No dia 29 de agosto, a partir das 14h, o TUOV terá espetáculo de teatro, aula de gafieira, o tradicional feijão da dona Maria e, por fim, a roda de samba que segue até às 20h —"e dá aquela esticadinha", garante Cesinha.

Reduzindo para três horas a apresentação musical que chegava a durar seis, o músico espera atrair novos públicos —mais novos e mais velhos— mais interessados na troca cultural do que no aspecto de balada que a comunidade vinha ganhando nos últimos tempos.

Com encontros que chegam a reunir 4.000 pessoas, o Samba do Bule não tem espaço para abrigar todos na sala onde é realizado o show. Dessa forma, boa parte do público acaba se espalhando no pátio apenas para tomar cerveja até altas horas.

"Nossa ideia é que o teatro seja um lugar de encontro de cultura popular. Com a mudança de horário, pode ser que esse 'pessoal da madrugada' deixe de ir. Mas claro que o espaço continua aberto a todos. Não selecionamos quem entra ou não", explica Cesinha.

A entrada continua gratuita —a contribuição é voluntária. Por isso, apesar de ter a intenção de convidar coletivos de teatro e outras comunidades de samba para exibições, Cesinha ainda não sabe ao certo como a agenda irá funcionar. "Vamos experimentar", finaliza.

Nesta sexta (31), o Samba do Bule ocorre normalmente a partir das 23h.

TUOV - Teatro Popular União e Olho Vivo - R. Newton Prado, 766 - Bom Retiro - Centro. Telefone: 3331-1001. Ingresso: contribuição voluntária. Sex. (31/7): a partir das 23h. A partir do dia 29 de agosto os encontros são aos sábados, das 14h às 20h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais