Dia Nacional do Choro é celebrado com shows gratuitos nas cinco regiões de SP

Desde 2000, convencionou-se celebrar o Dia Nacional do Choro na data de nascimento de Pixinguinha (1897-1973), 23 de abril.

"Ele foi o maior responsável pela consolidação do choro como gênero musical. Pegou tudo o que estava solto no século 19 e juntou, elaborando uma forma de tocar", explica ao "Guia" um dos coordenadores do Clube do Choro de São Paulo, Yves Finzetto.

Mas, e hoje em dia, o ritmo brasileiro, conhecido pelas improvisações e solos, ainda tem força na capital paulista?

"Sim, e atualmente a cena está muito forte, com jovens interessados em ouvir e em aprender a tocar", diz o músico Ricardo Valverde.

Ele e Finzetto fazem parte da programação da Secretaria Municipal de Cultura que promove, neste sábado (23), o evento "Hora do Choro 2016": são 15 shows gratuitos em 15 palcos espalhados pela capital paulista.

Com três atrações em cada região, misturam-se nomes da velha guarda do gênero, como João Macacão e Izaías Bueno de Almeida, e caras novas na cena musical, tais quais o Quarteto Pizindim, da região leste, e o Canarinho Chorão, formado nos bares de Perdizes.

Todas as apresentações começam e terminam com as mesmas faixas de Pixinguinha: primeiro, "Oito Batutas", e, ao final, "Carinhoso". De resto, varia a cada show, mas sempre com personalidades do gênero, como Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim.

Além das opções gratuitas, veja também dicas dos próprios músicos para conhecer redutos chorões em São Paulo e outras atrações que se dedicam ao gênero a partir desta sexta (22). A Orquestra Jazz Sinfônica, por exemplo, abre sua temporada 2016 da série Jazz+ com concerto de choro.

Escolha com quem chorar e bom som.


Procure os shows por região da cidade:

LESTE | CENTRO | NORTE | OESTE | SUL |



ZONA LESTE

Mistura e Manda
Grupo: Maik Oliveira, Vanger Oliveira e Ricardo Botom
Idealizado por Vagner Oliveira em novembro de 2006, o grupo busca resgatar a sonoridade dos músicos que fizeram história entre as décadas de 1910 e 1970, como Ernesto Nazareth e o Regional de Benedito Lacerda.

Pq. Núcleo Vila Jacuí - r. Catléias, 901, Jardim Nair, região leste, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. Estac. grátis. GRÁTIS

Chorando na Labuta
Grupo: Thiago Branduliz, Camila Silva, Beto Araújo e Fernando Marchetti
Com arranjos modernos e improvisos, o grupo -nascido de uma roda de choro em 2011 na Emesp Tom Jobim- explica o repertório desde o surgimento do gênero, na metade do século 19, passando pelas diversas gerações de compositores, como Chiquinha Gonzaga (1874-1935) e Sivuca (1930-2006).

Pça. Sampaio Vidal - pça. Dr. Sampaio Vidal, s/nº, Vila Formosa, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS

Quarteto Pizindim
Grupo: Koka Nascimento, Emerson Bernardes, Rafael Esteves e Rodrigo Carneiro
O grupo da região leste surgiu da ideia de quatro amigos que tocavam em diferentes projetos musicais antes de decidirem se juntar. "Nós fugimos do eixo Vila Madalena-Pinheiros-Perdizes. Somos da periferia e produzimos um choro diferente, gostamos de tocar obras de autores não muito conhecidos", diz Rodrigo Carneiro, que toca o violão de sete cordas.

Pq. da Consciência Negra - r. José Francisco Brandão, 320, Cidade Tiradentes, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. Livre. GRÁTIS


CENTRO

Dois por Quatro
Grupo: da esq. p/ a dir.: Allan Abbadia, Yves Finzetto, Leandro Oliveira, Wesley Vasconcelos e Deni Domenico
O quinteto mostra um "choro com sabor de gafiera", como define Yves Finzetto. O repertório é mais dançante e balançado. Fora os clássicos do gênero, eles também tocam canções próprias.

Pça. Roosevelt - pça. Franklin Roosevelt, s/nº, Consolação, região central, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS

Choro das Estações
Grupo: Samuel Silva, Márcio Modesto, Renato Pereira, Tiganá Macedo, Luiz Lobo e Marcel Martins
Este projeto tem dois anos e o objetivo de difundir a música popular instrumental brasileira em espaços não consolidados culturalmente. Além de estandartes do choro, tocam obras de solistas que convidam para seus shows. Ricardo Valverde (vibrafone) e Vitor Lopes (gaita) já participaram.

Vão Livre do Masp - av. Paulista, 1.578, Bela Vista, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. Estac. (R$ 14 p/ 3 h, na al. Casa Branca, 41). GRÁTIS

João Macacão e Regional Paulistano
Grupo: João Macacão, Getúlio Ribeiro, Claudinho Martins e André Almeida
"Nós vamos tocar o choro como ele é. Fielmente", diz o violonista veterano João Macacão. Além de obras de compositores como Altamiro Carrilho e Pixinguinha, o grupo deve mostrar "Um Chorinho pro João Macacão", faixa feita por Milton Mori e que deve entrar no próximo CD do chorão. "Mas isso se alguém levar a partitura", ele brinca.

Pça. da Liberdade, s/nº, Liberdade, região central, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS


ZONA NORTE

Henrique Araújo e Regional Imperial
Grupo: Henrique Araújo e Regional Imperial - Henrique Araújo, Junio Pita, João Camarero, Lucas Nahun e Rafael Toledo.
Com influências do forró, o bandolinista e o grupo tocam repertório com choros do compositor Dominguinhos e clássicos dos mestres chorões.

Pça. Memória do Jaçanã - r. São Luiz Gonzaga, 30, Jaçanã, região norte, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS

André Parisi Quinteto
Grupo: André Parisi Quinteto - André Parisi, Angela Coltri, Gabriel Deodato, Caio Vinícius, Everton Reis e André Kurchal
Com toques da bossa nova, do frevo, do samba e do baião, o clarinetista está à frente do grupo que apresenta músicas autorais e que também explora a sonoridade do choro tradicional, de mestres como Pixinguinha.


Calçadão Douglas Rodrigues - av. Dep. Emílio Carlos, 3.641, Limão, região norte, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS

Ricardo Valverde
Grupo: Ricardo Valverde, Cléber Silveira, Rafael Y Castro e Luizinho 7 Cordas
O grupo surgiu há cinco anos da iniciativa de Ricardo Valverde de tocar o vibrafone com percussionistas. Ao lado de músicos, entre eles o veterano Luizinho 7 Cordas -seu padrinho musical-, ele mostra releituras para faixas tradicionais do choro e músicas autorais, com sonoridade marcada pelo instrumento.

Lgo. da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215, Freguesia do Ó, região norte, tel. 3397-0000. Sáb. (23).: 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS


ZONA OESTE

Quinteto do Zé
Grupo: Giba Favery, Makiko Yoneda, Eduardo Malta, César Roversi e Zé Barbeiro (na ocasião, substituído por Edmilson Capelupi)
O grupo de três anos de vida mostra uma roupagem mais contemporânea para o choro, recheada de elementos do jazz e de improvisações. A formação, inclusive, foge um pouco do comum, com a participação da pianista japonesa Makiko Yoneda. Além de composições autorais, o conjunto também toca clássicos de chorões.

Pça. Cornelia - r. Clélia, alt. do nº 76, Água Branca, região oeste, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS

Alexandre Ribeiro e Amigos
Grupo: Alexandre Ribeiro, Léo Rodrigues e Samuca do Acordeon
O clarinetista Alexandre Ribeiro acumula em sua trajetória parcerias com nomes como Luizinho 7 Cordas, Izaías e Seus Chorões e Dona Inah, entre outros, além de ter participado de concertos de música erudita.

Pq. Raposo Tavares - r. Telmo Coelho Filho, 200, Vila Albano, região oeste, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. Estac. grátis. GRÁTIS

Chorando as Pitangas
Grupo: Roberta Valente, Milton Mori, Gian Correa, Ildo Silva e Vitor Lopes
Há dez anos na estrada e com dois discos na bagagem, o grupo traz improvisos e ritmos com muito balanço para a música instrumental que produzem, com destaque para a sonoridade da gaita.

Lgo. da Batata - av. Brig. Faria Lima, s/nº, Pinheiros, região oeste, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS


ZONA SUL

Canarinho Chorão
Grupo:Marina Siqueira, Ricardo Perito, Bira Nascimento Alexandre Moura e Ricardo Cassis
Os músicos se conheceram em Perdizes, em rodas e bares do universo do choro. Juntos há três anos, eles mesclam canções tradicionais a faixas autorais. Nesta apresentação, além do set list geral, mostram uma releitura do CD "Pixinguinha de Novo" (1973), de Altamiro Carrilho e Carlos Poyares, e interpretam composições próprias.

Pça. do Campo Limpo - r. Louis Boulanger, s/nº, Jardim Bom Refúgio, região sul, tel. 3397-0000. Sáb. (23): 13h. Livre. GRÁTIS

Izaías e Seus Chorões
Grupo: Izaías, Israel, Marco Bailão, Allan Pio, Getúlio
"Eu tenho medo de o pessoal querer modernizar o choro como fizeram com o jazz. A moçada de hoje prima mais por virtuosismo do que pelo sentimentalismo", comenta Izaías. Com sessenta anos de carreira, ele está à frente deste conjunto surgido em 1978, que já está em sua terceira formação e, claro, investe no choro mais tradicional possível.

Pça. Floriano Peixoto, s/nº, Santo Amaro, região sul, tel. 3397-0000. Sáb. (23).: 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS

Regional do Babeche
Grupo: Leonardo Thomsen, Pedro Pita, Bruno Vinci, Rafael Nascimento e Ivan Melilo
O regional -nome dado aos grupos que unem violões, cavaquinho, pandeiro e solista- bebe da fonte de consagrados chorões, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, para construir sua sonoridade, que inclui músicas próprias.

Pça. Parelheiros - entre a pça. Júlio César de Campos e a r. Amaro de Pontes, Parelheiros, região sul, Sáb. (23): 13h. 60 min. Livre. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais