Confira as 15 melhores comédias em cartaz no teatro

O "Guia" fez uma seleção das 15 melhores comédias teatrais em cartaz em São Paulo. Confira as opções e programe-se:

Crédito: André Wanderley/Divulgação Marcelo Flores, Vladimir Brichta e Claudio Gabriel estão na comédia "Arte", da francesa Yasmina Reza (de "Deus da Carnificina"). Dirigida por Emílio de Mello a peça mostra o encontro de três amigos que discutem arte, comportamento, trabalho e relacionamentos, entre outros assuntos

100 Dicas para Arranjar Namorado
Baseada no livro homônimo, a peça mostra, em esquetes, dicas, toques e caminhos para que mulheres se saiam bem em seus relacionamentos afetivos. Com Daniele Valente e Christiano Cochrane

Amigas, Pero No Mucho!
Originalmente escrito para quatro atrizes, o texto é interpretado por homens. Eles encarnam quatro amigas que se encontram numa tarde de sábado. O diretor musical, Miguel Briamonte, executa músicas ao vivo no piano. A atriz Denise Fraga participa com um "off".

Arte
Com humor, três amigos (Vladimir Brichta, Marcelo Flores e Claudio Gabriel) discutem arte, comportamento, trabalho e relacionamentos, entre outros assuntos. Emílio de Mello dirige mais uma vez um texto da premiada autora francesa Yasmina Reza. Antes, o encenador montou "O Homem Inesperado" (2006) e "Deus da Carnificina" (2010).

Chá com Limão
A comédia dos franceses Danielle Navarro-Haudecoeur e Patrick Haudecoeur, dirigida por Alexandre Reinecke, narra os bastidores de uma produção teatral fadada ao fracasso. O protagonista (Sergio Guizé) é um ator iniciante, que só tem o papel pois é o filho do produtor. Também há em cena uma atriz decadente (Gorete Milagres) que se sente injustiçada pelo seu histórico artístico. Todos são capitaneados por uma diretora (Angela Dip) que, apesar de paciente e muito bem intencionada, mal consegue se comunicar e expressar suas intenções com atores e técnicos.

Como se Tornar uma Supermãe em 10 Lições
Baseada no best-seller "Manual da Mãe Judia", do norte-americano Dan Greenburg, a comédia fala sobre a arte de ser mãe. Daniel (Danton Mello), um típico "bom filho" judeu, tenta ministrar uma palestra no dia em que recebe um importantíssimo prêmio. Na primeira fila do auditório está sua supermãe (Ana Lucia Torre), que a todo momento o interrompe, preocupada se ele está com as devidas roupas para o proteger do frio e de alergias. Até que o submisso rapaz resolve contar sua história e as consequências de uma educação superprotetora.

Como Ter Sexo a Vida Toda com a Mesma Pesso
O monólogo é a simulação de uma divertida palestra ministrada por uma sexóloga (Tânia Bondezan) formada pela prestigiada Universidade de Sorbonne, na França. Durante o seminário, a personagem dá receitas inusitadas e hilárias de como um casal pode manter sua vida sexual saudável e ativa ao longo dos anos. As dicas, que têm teor científico, são traduzidas no texto de humor inteligente.

E o Vento Não Levou
Baseada em fatos reais, a comédia do norte-americano Ron Hutchinson retrata os bastidores do célebre filme "...E o Vento Levou" (1939). Em cena, o produtor David O. Selznick, o roteirista Ben Hecht, o diretor Victor Fleming e uma secretária correm contra o tempo para escrever, em apenas cinco dias, o roteiro do longa, realizado a partir do famoso best-seller de Margaret Mitchell (de 1936), com 1.037 páginas.

Grávido
A comédia, estruturada em formato de esquetes, aborda gravidez e a criação dos filhos sob a ótica masculina. Aprender a trocar fraldas e a dar banho, a filmagem do parto do bebê, o uso da babá eletrônica e a visita dos familiares são algumas situações retratadas de um jeito hilário na peça.

Crédito: João Caldas/Divulgação Comédia "Grávido" (foto) brinca com as trapalhadas dos pais ao cuidar dos filhos

O Incrível Dr. Green
Na tragicomédia, que discute a ditadura da beleza, quatro mulheres se encontram na sala de espera de uma clínica enquanto aguardam para passarem pelas mãos de um famoso e disputado cirurgião plástico. Adélia (Gabriela Alves), uma publicitária muito ocupada, precisa reduzir a sua invisível barriguinha pós-parto; Jussara (Nany People), depois de perder 120 quilos e passar por uma recauchutagem completa, frequenta a clínica tentando emplacar seus kits de dieta; Marcia Castanho (Nyrce Levin), ex-diva e apresentadora de TV que viveu seu auge anos 1980, agora faz todo o tipo de procedimento plástico em busca da juventude e fama perdidas; e Karina (Amanda Acosta), uma jovem feiosa que está lá por pressão familiar, precisa se readequar fisicamente antes de encontrar o verdadeiro amor.

Maria do Caritó
A peça de Newton Moreno (Prêmio Shell de Melhor Autor em 2004 por "Agreste" e, em 2007, por "As Centenárias") se passa em uma cidade do interior de Pernambuco, onde Maria, uma solteirona de quase 50 anos de idade interpretada por Lilia Cabral, tenta se casar. Os planos de Maria são atrapalhados, porém, por uma promessa feita por seu pai. Ela deve ficar solteira para sempre por ter sobrevivido a um parto difícil.

O Mistério Bufo
Com linguagem de palhaço, o espetáculo narra a épica e cômica aventura dos sobreviventes de um apocalipse revolucionário. Puros e impuros se unem para salvar a própria pele e, assim, revivem a história da humanidade.

Mulheres Alteradas
Na adaptação das famosas tirinhas da cartunista argentina Maitena, três mulheres representam os questionamentos do universo feminino. Entre uma e outra cena, intervenções aproximam o público da linguagem dos quadrinhos. Com Luiza Tomé, Mel Lisboa, Flávia Monteiro e Daniel Del Sarto.

Nóis Otários
A comédia do grupo Parlapatões discute a corrupção no Brasil. Na trama, Luiz Carlos, o maior otário da história, vê-se envolvido num grande imbróglio político e torna-se responsável pela instalação de uma CPI.

Crédito: Claudia Ribeiro/Divulgação Atriz Lilia Cabral em cena da comédia "Maria do Caritó", do premiado autor Newon Moreno

A Noviça Mais Rebelde
A irmã Maria José convence a madre superiora a deixá-la fazer um show beneficente. Porém, no dia da apresentação, algo inesperado acontece, e a freira recebe o público improvisando jogos interativos e números musicais. Com Wilson de Santos e direção de Marcelo Médici (do sucesso cômico "Cada um com Seus Pobrema").

A Velha
A comédia gira em torno dos humores e histórias de uma senhora (Eduardo Sterblitch) de 180 anos que sofre de narcolepsia (patologia que causa episódios irresistíveis de sono).

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais