Diálogos da peça "Retratos e Canções" são todos feitos com trechos de músicas

O inusitado da peça "Retratos e Canções - Uma Comédia Nostálgica" é que a plateia já sabe o texto todo de cor. Os diálogos são todos construídos com trechos de canções famosas das décadas de 1980 e 90, de artistas como Titãs, Lulu Santos, É o Tchan, Paralamas e Só pra Contrariar —mas também tem espaço para sucessos recentes como "Lepo Lepo" e "Ai, se Eu Te Pego".

Escrito e dirigido por Renato Andrade, o espetáculo conta a história do reencontro do caminhoneiro Tadeu (Rodrigo Sant'anna) com a secretária
Carol (Flávia Garrafa). Os dois tentam retomar um romance, mas também despertam paixões no escriturário Marvin (Wilson de Santos) e na cabeleireira Diana (Dani Moreno). Paulinho Serra se desdobra nos papéis de um apresentador de TV, de um policial, de um feirante e até de um padre.


Os personagens são todos caricaturais e dão vida a uma espécie de musical sem música, já que as letras são recitadas e não cantadas. Sobre decorar o texto, a atriz Dani Moreno diz que dessa forma é bem mais fácil. "O difícil é quebrar a musicalidade e dar novos sentidos às letras", conta ao "Guia". Já para Flávia Garrafa, o mais difícil é o fato de que o público sabe as falas, porque conhece as músicas. "E tem vezes que até corrigem a gente", admite.

As artistas explicam que, na hora de um "apagão" de memória, por exemplo, fica tudo mais complicado. "Já tive branco. Ao contrário de um texto comum, você não pode improvisar em cima do propósito da cena", diz Dani. "Tive que me virar nos 30 e pular algumas partes." Flávia também passou por isso. "Outro dia, depois de um ataque de riso coletivo, tive que terminar dizendo: 'Começar de novo... e contar comigo'", citando a música de Ivan Lins.

"Retratos e Canções" fica em cartaz até 28/9 no Teatro Augusta, com ingressos a R$ 50. A comédia tem cerca de 1 hora de duração e promove uma viagem por dezenas de músicas de todos os estilos, numa história inusitada cheia de romance, azaração e momentos bem divertidos.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais