Mário de Andrade ganha homenagem em SP com peças, palestras e sarau

A Companhia do Feijão preparou uma série de atividades para celebrar o escritor Mário de Andrade (1893-1945), começando em 25 de fevereiro, data que marca os 70 anos de sua morte. Todas as atrações são gratuitas.

O grupo, influenciado desde sempre pela obra desse que é um dos ícones da arte moderna no Brasil, vai abrir a programação com a peça "Armadilhas Brasileiras", que tem como base três obras de Mário.

Além de espetáculos, o público poderá ver palestra, leitura e participar de um sarau com a participação de convidados.

O evento, que segue até 1º/3 (domingo), será realizado em três locais: na sede da Companhia do Feijão, no Teatro Escola Célia Helena e na Paideia Associação Cultural. Abaixo, veja a programação.

Crédito: José Romero/Divulgação Cena da peça "Armadilhas Brasileiras", da Companhia do Feijão, baseada em contos de Mário de Andrade
Cena da peça "Armadilhas Brasileiras", da Companhia do Feijão, baseada em contos de Mário de Andrade


PROGRAMAÇÃO

Quarta (25/2) - 20h

Peça "Armadilhas Brasileiras" (com a Companhia do Feijão)
Mostra um grupo de teatro em processo de criação de uma peça sobre a crise econômica mundial de 1929. O espetáculo usa como base as obras "Café",
"O Banquete" e "A Meditação sobre o Tietê", de Mário de Andrade, além de trechos de Bertolt Brecht, Machado de Assis e Oswald de Andrade, entre outros.

Companhia do Feijão - r. Dr. Teodoro Baima, 68, República, centro, São Paulo, SP. Tel.: 3259-9086. Qua. (25): 20h. 120 min. 14 anos. Grátis.


Quinta (26/2) - 19h

Palestra Da Inspiração à Transpiração" (com Pedro Pires)
Partindo do texto "O Artista e o Artesão", de Mário de Andrade, o diretor e fundador da Companhia do Feijão, Pedro Pires, traça paralelos entre as questões estéticas e éticas discutidas pelo autor.

Teatro Escola Célia Helena - av. São Gabriel, 462, Itaim Bibi, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 3050-2280. Qui. (26): 19h. Grátis.


Sexta (27) - 20h

Leitura cênica "O Ó da Viagem" (com a Companhia do Feijão)
Viajantes-narradores paulistas observam com olhos de "estrangeiros" o universo sertanejo do Nordeste. Desdobrando-se em múltiplos personagens, o coro de atores utiliza a linguagem do teatro popular para alternar episódios cômicos e trágicos. O trabalho é resultado do cruzamento dos diários de viagem de Mário de Andrade pelo Norte e Nordeste do Brasil no final dos anos 1920 com os diários (e coleta de campo) da companhia em itinerário parcialmente idêntico ao do escritor pelo Sertão do Cariri (PB e PE), em 1999.

Companhia do Feijão - r. Dr. Teodoro Baima, 68, República, centro, São Paulo, SP. Tel.: 3259-9086. 65 min. Livre. Sex. (27): 20h. Grátis.


Sábado (28) - 17h

Espetáculo de rua "Reis de Fumaça" (com a Companhia do Feijão)
É uma peça fragmentada, composta de recriações de danças dramáticas brasileiras, depoimentos de criadores anônimos ligados a essas manifestações, histórias relacionadas à escravidão no Brasil e poesias e músicas populares de diversas origens.

Paideia Associação Cultural - r. Darwin, 153, Alto da Boa Vista, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 5522-1283. Sáb. (28): 17h. 60 min. Livre. Grátis.


Sábado (28) - 22h

Sarau comemorativo (com a Companhia do Feijão e artistas convidados)
Encontro festivo com interferências artísticas de integrantes do Núcleo Lopes Chaves, da Companhia do Feijão, que realiza um estudo de poesias e correspondências de Mário de Andrade —além de músicos e atores convidados.

Companhia do Feijão - r. Dr. Teodoro Baima, 68, República, centro, São Paulo, SP. Tel.: 3259-9086. Sáb. (28): 22h. Grátis.


Domingo (1º/3) - 19h

Espetáculo convidado "Macunaíma no País do Rei da Vela" (Cia. Antropofágica)
Com linguagem popular, a peça leva o público a uma viagem cultural pela música, poesia e teatro, propondo uma reflexão sobre a estrutura capitalista e a brasilidade em relação aos fatos da nossa história. É resultado do estudo de quatro autores pertencentes ao modernismo brasileiro da primeira metade do século 20: Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira (textos) e Villa-Lobos (música).

Companhia do Feijão - r. Dr. Teodoro Baima, 68, República, centro, São Paulo, SP. Tel.: 3259-9086. Dom. (1º/3): 19h. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais