Tragédia de Skakespeare tem cenário com 10 mil moedas e música ao vivo

Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia interpretam todos os personagens da peça "Caesar - Como Construir um Império", em cartaz no Sesc Santo André. O texto de Shakespeare (1564-1616), originalmente chamado "Júlio César", fala sobre disputas políticas e briga pelo poder —e é mais atual do que nunca. Os ingressos custam de R$ 9 a R$ 30.

Nesta montagem dirigida por Roberto Alvim, que em setembro deve chegar ao Centro Cultural São Paulo, os personagens que estão de lados opostos não são tão diferentes assim. Eles transitam entre discursos extremistas.

A história começa com a morte do governante romano César, que é assassinato por um grupo de conspiradores liderado por Brutus. Ele justifica o homicídio dizendo que era a única forma de manter a democracia, já que o ex-líder tinha tudo para virar um tirano.

Crédito: Carmo Dalla Vecchia/Divulgação Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia estão em "Caesar - Como Construir um Império", com direção de Roberto Alvim

Mas Marco Antônio convence o povo de que César nunca se tornaria um comandante perverso —e tenta, assim, assumir o poder. A partir de uma série de embates, a tragédia épica instiga uma reflexão profunda sobre como os discursos mudam de acordo com os interesses, sobre o poder das palavras no jogo político e como elas têm a capacidade de alterar o rumo da história.

O cenário é um quadrado de 36 m² coberto com cerca de 10 mil moedas, além de ossadas penduradas no teto e luz neón. A trilha conta com uma espécie de ópera contínua tocada por Vladimir Safatle ao piano, ao vivo.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais