Drama cômico 'Família Lyons' promove lavação de roupa suja em hospital

O dramaturgo americano Nicky Silver costuma usar humor e ironia para expor situações bizarras e o lado mais cruel das pessoas. É assim com a comédia dramática "Família Lyons", que foi sua primeira peça a estrear na Broadway (em 2012) e chega nesta sexta (4) ao Teatro Anchieta, no Sesc Consolação.

Inédito no Brasil, o texto ganha direção de Marcos Caruso e elenco composto de seis artistas: Rogério Fróes (indicado ao prêmio Cesgranrio de melhor ator), Suzana Faini (indicada ao Cesgranrio e ao Shell de melhor atriz), Emilio Orciollo Netto, Pedro Osório, Zulma Mercadante e Rose Lima.

A história é sobre uma família que se encontra no hospital para visitar o pai, que está morrendo de câncer. Ele, que já não se importa em dizer tudo o que lhe vem à cabeça, provoca embates com a mulher, Rita, com a filha, Lisa (alcoólatra), e com o filho, Curtis (homossexual).


"O texto é muito contundente, muito contemporâneo. As pessoas se identificam, se emocionam e se divertem", conta Orciollo Netto, que interpreta o filho gay e, segundo ele, "misterioso", que precisa conviver com o fato de não ser aceito pela família.

"O autor levanta discussões atuais, e isso é sempre muito sadio, principalmente nesse momento de intolerância que a gente vive", diz o ator, que esteve em cartaz na capital paulista em 2014 com o ótimo monólogo "Também Queria te Dizer - Cartas Masculinas".

Com linguagem ácida e agressiva, "Família Lyons" também questiona, durante o acerto de contas, temas como solidão e casamento. A peça faz uma curta passagem por São Paulo, com sessões em quatro fins de semana, após temporada no Rio de Janeiro.

Sesc Consolação - Teatro Anchieta - r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, centro, São Paulo, SP. Tel.: 3234-3000. Aceita os cartões Diners, MasterCard, Visa. Ingresso: R$ 20 e R$ 40. Não aceita cheques. Tem ar-condicionado. Tem acesso para deficiente. Tem local para comer. Tem conexão wi-fi. 280 lugares. Estreia: 4/9. Até 27/9.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais