Comédia 'Volpone' mostra a ganância elevada ao extremo

Oito atores entram em cena para fazer os 11 personagens da peça "Volpone", que estreia no MuBE nesta sexta (22). Escrita em 1606 pelo dramaturgo inglês Ben Jonson, contemporâneo de Shakespeare, a comédia mostra a ganância elevada ao extremo.

Na história, Chico Carvalho, vencedor do prêmio Shell 2013 de melhor ator, interpreta Volpone, um milionário falido que arquiteta um plano junto ao seu fiel empregado, Mosca (Gabriel Miziara), para recuperar sua fortuna.

A ideia colocada em prática é a seguinte: inventar que o suposto ricaço está nas últimas, prestes a morrer, e que procura alguém
para nomear como seu único herdeiro.

A notícia se alastra por Veneza, cidade onde mora, e causa alvoroço entre os moradores. Vários "abutres" passam a visitá-lo e a adulá-lo de forma patética, presenteando o rapaz com joias, moedas de ouro e outros tipos de agrados —tudo para conseguir o seu patrimônio.


A diretora Neyde Veneziano, também responsável pela adaptação da obra, ao lado de Ronaldo Diaféria, diz que "embora escrita no século 17, 'Volpone' é uma peça atualíssima". "Ela fala de ganância e de todos os males que a acompanham, como as trapaças, as tramoias e as armações que são feitas.
O objetivo final de todos é o dinheiro, a fortuna", completa a diretora.

Ela também cita um trecho dito em cena pelo personagem principal: "O jogo é tão importante quanto a ganância. Existe algo mais precioso que o ouro: é a astúcia para consegui-lo."

O elenco, que ainda conta com Fabio Espósito, Claudinei Brandão, Dirceu de Carvalho, Eliana Rocha, Fabíola Moraes e Guryva Portela, encena o espetáculo pautado pela commedia dell'arte, com personagens estereotipados, populares e marcantes.

Composta por Ricardo Severo, a trilha sonora é um ponto fundamental da nova montagem, já que serve como guia para os movimentos dos atores e confere ênfase e comicidade ao que é mostrado no palco.

O músico Fabio Martinelli é o responsável por dar vida aos sons, ao vivo, com a ajuda de 31 instrumentos —dentre eles, um violino, uma flauta, um bumbo, dois chocalhos, uma castanhola, uma sineta e um trombone.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais