Trilogia de Gabriel Miziara explora o universo de Virginia Woolf

Gabriel Miziara inicia um mergulho no universo criativo de Virginia Woolf (1882-1941) com a peça "As Ondas ou Uma Autópsia", que estreia temporada na próxima segunda (28) no Sesc Consolação.

"Ela não somente revolucionou a maneira de escrever como, sem dúvida, colocou em sua obra uma visão de mundo notável", diz o ator, que vem pesquisando o legado da escritora inglesa desde 2002.

O projeto prevê a realização de outros dois espetáculos inspirados em trabalhos de Woolf —"Momentos de Vida" e "Virginia" devem chegar aos palcos em 2017 e 2018. Nesta primeira peça, baseada no romance "As Ondas" (1931), Miziara entra em cena para mostrar diversas fases das vidas de seis amigos. Eles são acompanhados pelo espectro de um outro personagem, Percival, um herói silencioso que morre no auge de sua vida.

Crédito: João Caldas/Divulgação Gabriel Miziara em cena da peça "As Ondas ou Uma Autópsia"

"Eu queria que o público tivesse a experiência de quem mergulha na cabeça de um outro", conta o artista. "As 'incisões' propostas pela encenação e pela dramaturgia são, na verdade, visões de mundo diferentes sobre o tema que escolhi do romance: a morte."

Miziara, que esteve recentemente no elenco de "Volpone", também diz que se inspirou na obra do artista plástico dinamarquês Olafur Eliasson para criar o cenário. "São camadas de vapor de água que verticalizam o mar", explica. "Por meio da água e da iluminação, podemos revelar ou esfumaçar as personagens."

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais