Roberto Alvim estreia no Club Noir duas peças com jovens atores no elenco

Nos últimos três meses, o diretor e dramaturgo Roberto Alvim esteve envolvido na criação de dois espetáculos que estreiam em seu Club Noir nos próximos dias : "Levante" (terça, 19/4) e "Engolir a Escuridão" (sexta, 22/4).

Os elencos são formados por jovens atores descobertos por ele e pela atriz Juliana Galdino nas oficinas de interpretação que a dupla promove no espaço, que há cerca de dez anos está instalado na rua Augusta, na região central.

"Sempre convidamos pessoas dessas oficinas que têm um diálogo mais interessante e profundo com o nosso trabalho para atuar em produções profissionais", explica Alvim.

Apesar de seguirem a linguagem cênica do Noir, responsável por montagens solenes, como "O Balcão", de Jean Genet, e "Caesar - Como Construir um Império", de William Shakespeare, os espetáculos têm linhas distintas: enquanto "Levante" —com texto de Daniel Graziane— é radicalmente político, tratando do universo hacker e de novas tecnologias digitais, "Engolir a Escuridão" é mais ontológico e atemporal, investigando como o ser humano lida com a perda e com a morte.

Saiba mais sobre as montagens.


Levante
A trama fragmentada fala sobre um grupo de hackers que vaza informações governamentais e dá início a ações que visam a destruição de um sistema tido por eles como corrompido. A ideia é abordar como uma revolução política vem acontecendo por meio das novas tecnologias e das redes sociais. "A estrutura da peça tem a ver com um bombardeio massivo de informações ao qual estamos expostos de uma década para cá por causa da internet", diz Alvim, que assina a direção.

Club Noir - r. Augusta, 331, Consolação, região central, tel. 2309-7271. 50 lugares. Ter. e qua.: 21h. Estreia: 19/4. Até 11/5. Ingr.: R$ 20.


Engolir a Escuridão
Partindo de "Suíte Número 1", texto do dramaturgo francês Philippe Minyana, Alvim criou esta montagem que apresenta a dificuldade do ser humano em lidar com o luto e com a perda. A peça conta a história de um escritor que entra em colapso após ter sua casa invadida e vandalizada por um bando de crianças. A trilha sonora foi composta por Vladimir Safatle, filósofo e colunista da Folha.

Club Noir - r. Augusta, 331, Consolação, região central, tel. 2309-7271. 50 lugares. Qui. e sex.: 21h. Estreia: 22/4. Até 13/5. Ingr.: R$ 20.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais