Peça ocupa o centro de São Paulo para discutir vida privada e espaço urbano

"Entre Vãos", espetáculo que estreia neste sábado (23), começa antes da chegada aos locais das apresentações —sim, no plural. O espetáculo tem início no site do coletivo A Digna (adigna.com/entrevaos), que, em parceria com o grupo Um Cafofo, criou a montagem.

No endereço eletrônico, o público escolhe, após assistir aos vídeos, a história que deseja acompanhar. São três opções: a de uma balconista de uma loja de paletas mexicanas na Santa Cecília; a de um dono de sebo no Anhangabaú; e a de uma mulher que mora próximo ao metrô Marechal Deodoro e era conhecida como Anjo de Corredor no extinto edifício São Vito, o Treme-Treme.


O prédio, que foi demolido em 2011, é um dos nortes da peça, que fala dos despejos (físico e simbólico) destes três antigos moradores.

"São retratos de uma vida que não enxergamos. Não se vê mais o São Vito e achamos que aquelas pessoas não existem mais, mas elas estão em algum lugar", diz o diretor convidado, Luiz Fernando Marques, que trabalha com o Grupo XIX de Teatro.

As narrativas são independentes, ou seja, a cada dia, grupos de cerca de 15 pessoas poderão acompanhar uma personagem por vez —o site indica o endereço e o ponto de encontro.

"O espectador parte do mais íntimo dessas três vidas —que são os lugares que elas habitam hoje— e depois ganha as ruas e um transporte coletivo do centro da cidade, onde as histórias se cruzam", conta o dramaturgo Victor Nóvoa.

Ponto de encontro: nas Estações do metrô Anhangabaú, Santa Cecília ou Marechal Deodoro, tel. 98846-6080. Seg. e sáb.: 15h. Estreia: 23/4. Até 20/6. Texto: Victor Nóvoa. Direção: Luiz Fernando Marques. Com: Ana Vitória Bella, Helena Cardoso, Laís Marques e Plinio Soares. 110 min. 16 anos. Ingr.: R$ 10. Inscrição p/ adigna.com/entrevaos.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais