Cia. Hiato completa dez anos com espetáculo baseado na 'Odisseia'

Peça mescla trechos do épico grego com relatos de membros do elenco

São Paulo

Depois de lutar em uma guerra durante dez anos, o herói Ulisses se vê livre para voltar para casa. Os caminhos até lá, no entanto, são perigosos, e a jornada acaba levando mais dez anos.

Voltar para casa, mesmo que metaforicamente, é também o objetivo da Cia. Hiato, que completa dez anos encenando a história de Ulisses no Sesc Avenida Paulista. “Odisseia” estreia neste sábado (9).

O objetivo da companhia, segundo o diretor Leonardo Moreira, é voltar ao ponto de partida. Em dez anos, a Hiato investiu na experimentação e na tentativa de borrar os limites entre real e ficcional. Agora, quer traçar o caminho de volta.

“Essa peça é um retorno, uma tentativa de cumprir a função que talvez seja primordial no teatro: contar histórias.”

Ao longo do espetáculo, a companhia traça um paralelo entre a jornada de Ulisses e a trajetória do elenco. No primeiro canto, por exemplo, a produtora da peça entra em cena para contar ao público a história do pai, que partiu para descobrir as verdadeiras origens e abandonou a família. 

Todo esse relato é costurado a partir da história de Telêmaco, jovem que, no texto de Homero, procura pelo pai.

A construção da narrativa vai mudando à medida em que o espetáculo avança e o público nota a ausência de Ulisses, que deveria narrar suas aventuras, mas não sobe ao palco.

“O Odisseu está desaparecido na nossa Odisseia, porque ele é o público. A gente queria fazer uma peça em que as pessoas tomassem o palco.”

É aí que o espectador percebe qual é, na verdade, sua função. “Queremos transformar a peça em uma festa. Servimos um jantar e chamamos o público para se juntar a nós.”

O objetivo do convite, segundo o diretor, é fazer todos refletirem sobre a própria história enquanto desconstroem a de Ulisses.

“‘Odisseia’ é a história de um homem que passa por várias ilhas, visitando mulheres que deixa esperando por ele. Por que repetimos essa questão do homem que vai embora? Precisamos descobrir como entendemos a ficção e a realidade e como podemos questioná-las”, diz.   

Sesc Avenida Paulista - Praça - Av. Paulista, 119, Bela Vista, região central, tel. 3170-0800. 90 lugares. Qui. a sáb.: 19h. Dom.: 17h. Estreia 9/6. Até 8/7. Ingr.: R$ 9 a R$ 30.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais