Adaptação inédita de "Bartleby" estréia no Sesc Avenida Paulista

A adaptação do conto clássico do escritor Herman Melville, "Bartleby", estréia na unidade provisória do Sesc Avenida Paulista na próxima sexta-feira (29), às 20h.

A montagem foi feita pelo núcleo Caixa Preta, da Cooperativa Paulista de Teatro, a direção é de Joaquim Goulart e o elenco é composto por Cácia Goulart e Rodrigo Gaion.

Crédito: Divulgação
Adaptação de conto clássico, "Bartleby" ganha montagem inédita do núcleo Caixa Preta

"Bartleby" conta a história de um jovem escriturário judicial que, cansado do trabalho burocrático, adota o "não" como lema e o "nada" como estilo de vida, consagrando o imobilismo. A montagem é uma crítica sobre os padrões do mundo moderno.

José Sanchis Sinisterra é o autor da adaptação inédita do conto americano. São apenas dois personagens: o advogado e o escriturário. Assim, o enredo é focado no conflito principal da história, permitindo a reflexão sobre as relações entre chefe e subordinado.

Um tom minimalista caracteriza a concepção e a apresentação do espetáculo. O espaço --composto apenas por dois ambientes cênicos, o escritório e a prisão-- é intimista para possibilitar a interação entre elenco e público.

O texto original de Melville, também autor de "Moby Dick", ganhou recentemente outras montagens brasileiras: "Bartleby, o Escrivão", dirigido por Antônio Abujamra em 2006, e "Bartolomeu, o que Será que Nele Deu?", dirigida por Georgette Fadel em 2000.

As novas apresentações de "Bartleby" ficam em cartaz até 23 de março, sempre de sexta-feira a domingo, às 20h.

Confira mais informações sobre o evento

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais