Cinemateca exibe mostra com filmes feitos em 1974 a partir desta quinta (19)
São 52 títulos exibidos em sessões gratuitas que vão até o dia 29 de setembro
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Entre os dias 19 e 29 de setembro, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra 1974 – 50 anos depois, que celebra o aniversário de meio século de filmes nacionais e estrangeiros. Durante o período, o público poderá assistir gratuitamente 52 longas e curta-metragens, entre eles títulos como "O Poderoso Chefão 2", de Francis Ford Coppola, e "O Signo de Escorpião", de Carlos Coimbra, que ganhou uma remasterização 4k especialmente para a mostra.
Esta é a terceira edição do evento e, como das outras vezes, a Cinemateca exibirá trailers e cinejornais de 1974 para complementar a experiência das exibições. Como novidade deste ano, a mostra terá a Sessão 100 Anos Depois, que comemora o centenário dos filmes "Entreato", de René Clair, e "A Última Gargalhada", de F.W. Murnau.
No dia 28 de setembro, o público também poderá participar de uma conversa com o cineasta, fotógrafo e roteirista Jorge Bodanzky, diretor do longa "Iracema: uma transa amazônica" e do curta-metragem "Folias do Divino", filmes que serão exibidos na mostra.
Uma sessão ao ar livre do filme "O Jovem Frankenstein", de Mel Brooks, abre o evento no dia 19 de setembro, às 18h30. No total, a programação conta com 28 títulos estrangeiros e 24 brasileiros. Confira a lista completa de filmes, datas e horários das exibições no site da Cinemateca.
Para participar das sessões, é preciso retirar ingresso na bilheteria uma hora antes do início do filme. As exibições feitas na área externa da Cinemateca não precisam de retirada do tíquete, mas estão sujeitas à lotação do espaço.