Descrição de chapéu sustentabilidade
Cinema

São Paulo recebe sessões grátis de cinema movido a energia solar nesta quinta

Evento acontece no CCSP, com exibição de curtas e debate sobre sustentabilidade

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Brasil sedia o 1º Encontro Internacional de Cinemas Movidos a Energia Solar neste mês. Em São Paulo, o evento acontece na quinta-feira (6), das 19h às 21h, no Centro Cultural de São Paulo, e exibe gratuitamente curtas nacionais e internacionais. Todos os títulos tratam sobre temas de sustentabilidade e meio ambiente.

Exibição de filme feita pelo CineSolar, cinema movido a energia solar - Divulgação

O encontro reúne oito projetos de cinema solar espalhados pelos cinco continentes —além do brasileiro CineSolar, marcam presença também projetos do Chile, dos Estados Unidos, da Holanda, da Croácia, do Saara Ocidental, do Nepal e da Austrália.

Todos eles são itinerantes e trabalham com veículos equipados com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes em diversos lugares.

Entre os destaques da programação, estão "A Torneira Perfeita", de Walter Tournier, considerado um dos mestres latino-americanos da animação em stop motion, e o nacional "Açaí", de André Cantuária, que tem como cenário uma periferia de Macapá.

O evento também exibirá vídeos sobre os projetos de cinema solar. Após as sessões grátis, haverá um debate sobre cinema, sustentabilidade e meio ambiente.

Cena do curta "A Torneira Perfeita", de Walter Tournier - Divulgação

Mediada pela jornalista, escritora, crítica de cinema e professora da Unicamp, Luíza Lusvarghi, a conversa terá participação de Cynthia Alario, idealizadora no Brasil do projeto Cinesolar, e as três diretoras executivas do Solar World Cinema, as holandesas Maureen Prins, Maartje Piersma e Stien Meesters.

Para participar das exibições e do debate, é preciso retirar ingresso na bilheteria do CCSP uma hora antes da programação.

Depois da capital paulista, o evento segue para duas cidades do Rio Grande do Norte: Caraúbas, distrito de Maxaranguape, no dia 8/2; e São Miguel do Gostoso, no dia 9/2.

O encontro é fruto de parcerias do Solar World Cinema e do CineSolar com Unesco, SPCine, Mercedes-Benz, EnergySeg, Semearte, Ecori, Unipaz - Universidade da Paz, CDHEC (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania), Brazucah Produções, Coletivo Nós do Audiovisual, Espaço TEAR, Tukano, Ecooar e USB Power.