Casa Mário de Andrade reabre neste sábado com novo espaço expositivo
Após 18 meses em reforma, museu volta à ativa no dia 11 de maio com duas mostras inéditas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Casa Mário de Andrade, localizada na região da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, será reaberta neste sábado, 11 de maio, após ficar 18 meses fechada para reformas. O museu passou por renovações e agora oferece aos visitantes um novo espaço expositivo. Entre os destaques da expansão estão novas salas para exposições, espaço de café, loja e novo auditório - os últimos dois têm abertura prevista para o segundo semestre de 2024.
Para comemorar a reabertura do local, a casa terá uma mostra temporária com experiência imersiva. "A origem de Macunaíma" é focada no personagem mais famoso de Mário de Andrade.
O escritor foi figura central no modernismo brasileiro e sua casa é hoje um espaço de contribuição para a cultura brasileira. O projeto de reforma do museu, que é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, teve o objetivo de ampliar o espaço e acessibilizar o local.
Agora, o espaço pode receber pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. Foram implementadas medidas de acessibilidade como rampas de acesso, placas em Braille nas portas e elevador, piso podotátil e banheiros adaptados para pessoas com deficiências.
O programa de atividades na fase de reabertura da Casa, que dura todo o mês de maio, busca reforçar o legado de Mário de Andrade e divulgar o patrimônio e tradições culturais brasileiras, com base nas pesquisas do escritor.
Em sua reabertura, além da exposição "A origem de Macunaíma", aberta aos visitantes entre 11 de maio e 4 de agosto, também estará aberta ao público a mostra "Estúdio de uma vida", entre 11 de maio e 4 de agosto. Esta trata da importância da casa da Rua Lopes Chaves na formação da identidade de Mário de Andrade. O público poderá conferir parte dos móveis que ficavam no ambiente. Entre os objetos estão a escrivaninha, o divã e o harmônio que Mário costumava tocar até de madrugada.
As duas exposições estarão abertas para visitação de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 18h com entrada gratuita.