Descrição de chapéu São Paulo
Passeios

Nova mostra grátis em SP, 'Esplendor' traz obras de diferentes gerações de artistas paulistas

Na Casa do Jasmin Arte a partir do dia 13 de julho, a exposição traz pinturas, gravuras e desenhos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Uma nova exposição gratuita que apresenta obras de artistas paulistas de diferentes gerações será aberta na Casa do Jasmin Arte, na região oeste de São Paulo, neste sábado (13).

Com curadoria de Lilian Bado, a "Esplendor" traz 150 itens divididos entre pinturas, gravuras e desenhos com temas que passam por beleza, leveza, dúvida e solidão.

Quadro 'Varanda', de Soraia Dias, da mostra 'Esplendor' - Divulgação/Esplendor

A mostra dá espaço a pessoas mais velhas e a jovens talentos que ainda estão à margem do mercado da arte. Por isso, a idade dos expositores varia de 20 a 80 anos.

Entre os artistas mais experientes está a pintora Maria Villares, 84, que apresenta o quadro "Maçãs", de inspiração pop e erótica. Também faz parte da lista Ana Luiza Álvares, de 70 anos. Ela retrata a solidão ao pintar pequenos objetos de casa em telas preenchidas com cores intensas, marcas do seu estilo.

Já o pintor Shaolin, nascido nos anos 2000, traz obras de pintura abstrata com movimento, cores e formas do cotidiano. Ele também é ator — fez as séries "Pico da Neblina" e "B.A, o futuro está morto", ambas da Max.

"A exposição é sobre a alma humana, a complexidade das emoções, a contradição da razão e do coração, a criatividade para fazer coisas belas", diz Bado, a curadora.

A ideia do projeto, continua, era mostrar a beleza e a leveza nas artes. Mas depois visitar os ateliês dos artistas, ela encontrou outros temas. "Apareceram o medo, a dúvida, a solidão, a morte, além de momentos entre o sensual, a excitação e o obsceno do sexo", afirma Bado.

A exposição fica em cartaz até 3 de agosto, das 12h às 18h.


Esplendor
Casa do Jasmin - r. José Maria Lisboa, 1.145, Jardim Paulista, região oeste, WhatsApp (11) 97487-1145, grátis,
@casadojasminarte. De 13 de julho a 3 de agosto, qui. a sáb., das 12h às 18h.