São Paulo recebe mostra gratuita sobre os 30 anos do Plano Real
Exposição fica em cartaz até 12 de outubro no MUB3, o Museu da Bolsa do Brasil
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O MUB3, Museu da Bolsa do Brasil, recebe, a partir da sexta-feira (12), a exposição temporária "Os 30 Anos do Plano Real de A a Z", para celebrar a longevidade da atual moeda brasileira.
A mostra pode ser conferida de forma gratuita em um dos prédios da B3, localizado no centro de São Paulo, até o dia 12 de outubro. Como o nome sugere, a exposição está organizada de acordo com as 26 letras do alfabeto, cada uma representando um evento ou conceito sobre a trajetória da moeda e do plano econômico responsável por implementá-la.
Visitantes também podem conferir as primeiras cédulas do real, lançado oficialmente em 1994, durante o governo de Itamar Franco (1929-2011). Na época, o ministro da Fazenda era Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que, após a criação da moeda, foi eleito e reeleito presidente do Brasil.
O Plano Real foi implementado após diversas tentativas fracassadas de controlar a crescente inflação brasileira no final dos anos 1980 e começo dos anos 1990. Na época, o país chegou a registrar índices inflacionários superiores a 2.000% ao ano e produtos no mercado chegavam a ter remarcação de valores diariamente.