Veja onde treinar breaking, novo esporte olímpico, em São Paulo
Com opções grátis, centros esportivos e culturais ajudam a preparar atletas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Estilo de dança urbana famoso pelo giro sobre a cabeça com as pernas para o alto, o breaking é uma das novidades dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, que começam 26 de julho.
A arena La Concorde, próxima ao estádio da Torre Eiffel e ao Trocadero, recebe dois eventos da categoria—um para homens e outro para mulheres. Lá, 16 b-boys e 16 b-girls, como são chamados os atletas da modalidade, se enfrentam em batalhas, previstas para 9 e 10 de agosto.
Com raízes na cultura do hip-hop, o breaking surgiu na década de 1970, na região do Bronx, em Nova York, como manifestação cultural da juventude negra. É caracterizado por movimentos acrobáticos e improviso ao ritmo das músicas tocadas pelos DJs.
A seleção brasileira não terá representantes na França. Dançarinos de Estados Unidos, França, Bélgica e Japão são os favoritos para conquistar medalhas.
Na modalidade, seis fatores são analisados pelos jurados na hora para dar a pontuação: personalidade, técnica, variedade, criatividade, performance e musicalidade.
O breaking é o tema da quarta reportagem da série SP Olímpica, que apresenta esportes que podem ser praticados na capital paulista como lazer. Veja, a seguir, onde treinar o breaking na cidade.
Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso
Inaugurado em 2006, é um centro público dedicado à juventude da cidade. Lá, a
oficina de danças urbanas é gratuita e acontece no anfiteatro às quartas e sextas, a partir das 19h. Dá para fazer a inscrição presencialmente ou também pelo site da unidade.
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, região norte, @ccjuventude. Qua. e sex., das 19 às 21h.
Centro Cultural São Paulo
O corredor da dança é um dos espaços mais movimentados do endereço. É utilizado por praticantes amadores e por profissionais de diversas expressões artísticas. Andando pelo local, é comum encontrar grupos ensaiando coreografias de breaking e de k-pop. A entrada é gratuita.
R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, @ccspoficial. Todos os dias, das 10h às 22h.
Centro Esportivo Vila Curuçá
Parte do programa Rede Olímpica, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, traz aulas de iniciação gratuitas na modalidade. Para fazer a inscrição, basta preencher um formulário oferecido nas redes sociais do local. O centro encaminha as crianças e os jovens com melhor desempenho ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, com viés mais profissional.
R. Grapirá, 537, Itaim Paulista, região leste, @semesportes. Seg. e qua., das 18h30 às 21h30.
Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa
É um órgão público da Secretaria Municipal de Esportes voltado a práticas esportivas de alto rendimento para crianças e jovens, que participam de peneiras da modalidade. As informações sobre as seletivas são divulgadas nas redes sociais do centro. Não há nenhum custo para participar.
Av. Ibirapuera, 1.315, Vila Clementino, região sul, @centro.olimpico. Ter., qui. e sex., das 19h às 21h30.
Centro de Treinamento Especializado Breaking Brasil
Aberto em maio, o espaço tem aulas gratuitas em nível básico e de alto rendimento. Há turmas divididas em duas faixas etárias, de 6 a 17 e de 18 a 59 anos. As aulas acontecem duas vezes por semana por três meses. Há alojamento para 12 pessoas, caso os participantes venham de outra cidade ou estado. O CT fica a 500 metros da estação Capão Redondo, da linha 5-Lilás do Metrô, e oferece oficinas de DJ, produção musical e grafite. É necessário realizar cadastro no local.
R. Lisse, 156, no cruzamento com a av. Carlos Caldeira Filho, 4.398, Capão Redondo, região sul. Ter a sex., das 9h às 10h30, das 10h30 às 12h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.
CEU Vila Formosa
Oferece aulas gratuitas de hip-hop, tendo o breaking como modalidade principal no programa Extensão de Jornada, da prefeitura. As classes são divididas em quatros turmas, com alunos a partir de seis anos. Para realizar a inscrição, é preciso comparecer à recepção do CEU. O jovem precisa estar no local para confeccionar a carteirinha. Basta levar as identidades do responsável e do jovem, um comprovante de residência e telefones para contato.
R. Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10, Parque Santo Antônio, região leste, @ceu.formosa. Ter. e sex., das 13h às 14h30, das 14h30 às 16h, das 16h às 17h30 e das 19h às 20h30.
CT Breakin’ Brasil
Em Diadema, no ABC Paulista, é o primeiro centro de treinamento dedicado à prática do breaking como modalidade olímpica no país. Aberto em 2022, o espaço conta com turmas de até de 20 alunos e tem professores que ensinam o esporte para iniciantes a partir de oito anos. A iniciativa é gratuita e tem a b-girl Dedessa e os b-boys Onnurb, Luan San e HP Klinger como mentores. Para participar, é necessário preencher formulário divulgado no Instagram do centro.
Av. Sete de Setembro,1.289, região central de Diadema, @ctbreakin. Seg. e qua., das 10h às 11h e das 15h às 16h.
Parque Ibirapuera
Atrás do Museu de Arte Moderna, o MAM, ocorre o Breaking Ibira. O evento inclui competições, workshops e prática livre da dança ao som de um DJ sempre aos terceiros domingos do mês. Os detalhes são divulgados no site do museu, parceiro da atividade.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana, região sul, @breakingibira. Terceiro domingo de cada mês, das 12h às 17h.
Pátio do Metrô São Bento
Considerado o ponto de encontro dos fãs de hip-hop desde meados da década de 1980, o local concentra eventos da São Bento Força Break nos últimos sábados de cada mês. Na praça da Colmeia, as atividades gratuitas trazem batalhas de dança.
Lg. São Bento, 109, Centro Histórico, região central. Último sábado de cada mês, das 14h às 19h
Red Bull BC One
O auditório do Ibirapuera recebe a final nacional do mundial de breaking. As seletivas acontecem em 3 de agosto. Para participar, basta se inscrever no site da Red Bull. A competição está marcada para o dia 4 e é preciso comprar ingresso para assistir às batalhas.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera, região sul, @redbullbr. Sáb. e dom., 3 e 4/8. Inscrições para seletiva no site e entradas por R$ 70 em Ingresse.