Museu do Futebol engaja público com conteúdos interativos e representatividade feminina
Após renovação, espaço tem gratuidade às terças e atualização das principais áreas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Ao chegar ao Museu do Futebol, o visitante é recepcionado por uma projeção de Pelé, que dá boas vindas ao público em português, inglês e espanhol.
A mensagem faz parte do espaço desde a inauguração, em 2008 —de lá para cá, porém, o local passou por várias mudanças.
Uma renovação feita entre novembro de 2023 e junho de 2024 trouxe tecnologias novas e mais conteúdo sobre a inclusão no esporte e o futebol feminino.
Ocupando a fachada do Mercado Livre Arena Pacaembu, o museu abriga experiências audiovisuais e participativas. Todas as exposições e atividades contam com explicações trilíngues para aqueles que visitam o espaço sem guia. Também há recursos de acessibilidade.
Logo na entrada, no espaço batizado de Grande Área, há uma parede com fotos que contam a história do esporte.
Entre as novidades está a Dança do Futebol, uma sala que permite ao visitante escolher entre uma seleção de vídeos sobre momentos importantes da modalidade feminina e masculina no Brasil.
Outro ambiente novo, o Almanaque da Bola (substituto da antiga sala de números e curiosidades), trata de temas como o racismo no esporte e aborda modalidades adaptadas para pessoas com deficiência.
Espaços que foram atualizados, como a Sala de Origens e a Sala das Copas, mantêm a mesma essência, mas agora celebram também as mulheres do esporte.
Localizada embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu, a sala Exaltação é dedicada às torcidas. Em suas paredes, projeta-se um vídeo de 17 minutos de com imagens que retratam os fãs.
Outra adição da renovação é a sala Pelé. Dedicada inteiramente ao jogador, conta sua trajetória por meio de imagens e expõe camisas usadas por ele em jogos históricos, que mudam a cada cinco meses.
No fim do trajeto do museu, há espaços de atividades interativas, como o Chute a Gol, o fliperama e um quiz sobre tipos de torcedor.
Na área para foto, os visitantes podem escolher entre fundos diferentes e projetar em si uma camisa de time. Na mesma sala, fica o Jogo de Corpo, que exibe partidas e abriga eventos relacionados ao futebol.
O museu também conta com uma biblioteca e uma midiateca, com jornais, artigos e revistas que podem ser consultados no local. Para utilizar o espaço, é necessário fazer um agendamento por meio do email crfb@museudofutebol.org.br.
No fim do trajeto pelas exposições e experiências do Museu do Futebol, uma projeção da jogadora Marta se despede dos visitantes em português, espanhol e inglês e os convida para voltar outras vezes.
Museu do Futebol
Fundação: 2008
Tamanho: 6.900 m²
Onde comer: Bubu
Como chegar: há um ponto de ônibus em frente. A 1,4 km da estação Clínicas e 1,7 km da Higienópolis-Mackenzie
Endereço: Pça. Charles Miller, s/n, Pacaembu, região oeste
Ingressos: R$ 24. Grátis às terças
Horário: Ter. a dom., das 9h às 17h