Masp recebe instalação grátis com gangorra de 15 metros no vão livre

Exposição do artista Iván Argote acontece no Brasil pela primeira vez

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) estreou neste mês a nova programação para o vão livre com a instalação 'O Outro, Eu e os Outros', do artista colombiano Iván Argote. A obra marca a primeira exposição organizada pelo museu no espaço desde que passou a gerenciá-lo oficialmente.

Projetado por Lina Bo Bardi como uma praça pública sob o edifício, o vão livre tem 74 metros e foi pensado como espaço de convivência e manifestação cultural.

Instalação interativa de Iván Argote, 'O Outro, Eu e os Outros', no Masp - Divulgação

A instalação de Argote retoma essa ideia com duas plataformas móveis em formato de gangorras — com 15 metros de comprimento, cinco de largura e dois de altura. Os dispositivos se movimentam de acordo com o peso e a posição dos visitantes, criando situações que variam conforme a interação entre os participantes.

O funcionamento é simples, uma pessoa sozinha provoca pouca mudança. Enquanto grupos maiores, ao se reorganizarem, alteram o equilíbrio das estruturas, como uma gangorra. A obra propõe uma metáfora direta sobre coletividade, ação conjunta e presença no espaço urbano.

A obra já passou por diversos países como Arábia Saudita e França, e agora, pela primeira vez, poderá ser vista no Brasil.

Iván Argote: O Outro, Eu e os Outros,

Avaliação:
  • Quando: A partir de 10 de abril. Diariamente, das 10h às 22h
  • Onde: Vão livre do Masp— av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central
  • Preço: Grátis