Conheça a dança de Ismael Ivo em cinco vídeos do bailarino, que morreu de Covid
Coreógrafo fez carreira na Europa e esteve à frente do Balé da Cidade, em São Paulo
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Aos 66 anos, o coreógrafo e bailarino Ismael Vivo morreu nesta quinta-feira, dia 8, vítima da Covid-19. Ele ficou por cerca de um mês internado no hospital Sírio-Libânes, em São Paulo, chegou a apresentar melhora nas últimas semanas, mas teve uma piora do quadro na última madrugada.
O bailarino despontou no auge da dança contemporânea de São Paulo, nos anos 1970, e foi descoberto pelo coreógrafo americano Alvin Ailey, grande nome da dança negra da época. Foi na companhia dirigida por ele que o brasileiro deu início a sua carreira internacional, que começou nos Estados Unidos e seguiu para a Europa.
Ivo viveu fora do país até 2017, ano em que retornou ao Brasil para comandar o Balé da Cidade, o corpo de balé do Theatro Municipal de São Paulo —ele foi o primeiro negro a dirigir a companhia pública.
A seguir, confira cinco vídeos da carreira de Ismael Ivo, que incluem apresentações do bailarino, depoimentos em que ele analisa a sua relação com a dança e alguns espetáculos coreografados por ele durante o seu período à frente do Balé da Cidade.
A Biblioteca de Babel
Baseado no conto homônimo de Jorge Luis Borges, publicado em 1944, o espetáculo do Balé da Cidade contou com concepção e coreografia de Ismael Ivo e dialoga com a relação entre os corpos, suas vivências e histórias. Na apresentação de 2019, os corpos são entendidos como um livro, como na cena inicial, em que os dançarinos aparecem arquivados em prateleiras como se fossem obras literárias.
EcoMúsica Harpia
Com as cataratas do Iguaçu como pano de fundo, o pianista e compositor Fábio Caramuru interage com o bailarino Ismael Ivo no videoclipe que foi gravado em julho de 2018. O vídeo integra o Projeto EcoMúsica, criado por Caramuru, que reuniu gravações de clipes de concertos ao vivo relacionados à natureza.
Figuras da Dança
No vídeo produzido pela São Paulo Companhia de Dança, Ismael Ivo analisa a sua relação com a dança. O vídeo é entrecortado por cenas de suas apresentações, como em “Sagra Beroh”, de 1979, “Delirium of a Childhood”, de 1989, e “As Galinhas”, de 1980, em que ele contracena com a coreógrafa e bailarina Renée Gumiel.
Um Jeito de Corpo
O espetáculo do Balé da Cidade, um dos mais recentes da companhia, é inspirado na obra de Caetano Veloso e celebra a trajetória do compositor baiano. O vídeo é um trecho da apresentação, que incluiu nuances da tropicália, da bossa nova e do período de exílio de Caetano. A coreografia também faz referência à terra natal do artista, Santo Amaro da Purificação (BA).
Logos Diálogos
O violoncelista grego radicado em São Paulo Dimos Goudaroulis foi o responsável pelo projeto "Logos-Diálogos", em 2014. Na apresentação, ele executa as suítes "V" e "VI" de Bach, enquanto Ismael Ivo e a Cia Anacã interpretam as composições. A dança foi coreografada por Ivo e Deborah Colker.