Denise Fraga e Tony Ramos estreiam 'O Que Só Sabemos Juntos' em teatro de São Paulo
Espetáculo usa interação com o público para simular uma festa
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Denise Fraga e Tony Ramos dividem o palco pela primeira vez em suas carreiras sob a direção de Luiz Villaça. A dupla encena o dueto "O Que Só Sabemos Juntos", que estreia nesta sexta-feira (26), no Teatro Tuca, e tem em São Paulo até 30 de junho.
O espetáculo usa interação com a plateia para criar uma espécie de festa cênica, em que ninguém entende o que está sendo celebrado. Enquanto preparam o evento, os atores se deparam com questões cotidianas que dividem com o público.
Entre os temas tratados estão o aquecimento global, a violência, a desigualdade social, o racismo e a opressão. Mas também lembranças felizes como uma música, uma memória da infância, um poema, uma cena de um filme, a história de alguém da plateia e uma brincadeira.
Cenas de clássicos como "Tio Vânia", de Anton Tchekhov e "Galileu Galilei", do alemão Bertolt Brecht, também são intercaladas no roteiro do espetáculo —que foi escrito por Denise, Luiz e Vinicius Calderoni.
O mesmo acontece com textos de bell hooks, Olga Tokarczuk, Dorrit Harazim e Annie Ernaux, e poemas de Fernando Pessoa, Wislawa Zymborska, Arnaldo Antunes e João Cabral de Melo Neto.
A peça marca a volta de Tony ao teatro após cerca de 20 anos se dedicando a produções audiovisuais, como o filme "45 do Segundo Tempo", lançado nos cinemas em 2022.
A montagem também integra a trajetória que Denise vem construindo nos palcos. Este é o primeiro trabalho da atriz depois de apresentar o monólogo "Eu de Você" em diversos teatros do Brasil, incluindo o Tuca.
A idealização e criação são assinadas pelo trio Luiz Villaça, Denise Fraga e José Maria —que juntos comandam a produtora Nia Teatro.
Veja outras atividades para fazer em São Paulo no fim de semana
Exposição da Paulista
Deste domingo (28) até o dia 26/5, a ciclovia da av. Paulista recebe, no trecho entre a rua Augusta e alameda Campinas, uma mostra de arte gratuita organizada pela União Geral dos Trabalhadores. Foram convidados os artistas Marcelo Cipis, premiado internacionalmente, e Derlon, pernambucano que mora em SP e se inspira na estética dos cordéis, na fotopintura e na xilogravura para criar. Cada um deles produziu 15 painéis que discutem direitos trabalhistas, jornadas de trabalho, racismo, e o fim do trabalho escravo e infantil, entre outros temas.
Samba de Dandara
Neste sábado (27), das 14h às 18h, o projeto Linha Mestra leva à Oficina Cultural Oswald de Andrade (r. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central) uma feira de arte e artesanatos produzidos por mulheres em situação de vulnerabilidade de diferentes regiões da capital paulista. Coletivos convidados, como as Artesãs da Terra Indígena Tenondé Porã, na serra do mar, também participam do evento, que recebe, às 15h, o Samba de Dandara, roda de samba que exalta grandes compositoras e intérpretes femininas do gênero. Grátis.
Ball: Isso é Baile
O evento, que faz parte da comemoração do aniversário de 112 anos do Capão Redondo e é feito pelo coletivo Amen, leva à Fábrica de Cultura do bairro (r. Algard, 82, Conjunto Habitacional Jardim São Bento) um baile LGBTQIA+ em que performers competem em dez categorias de dança —com foco em identidades negras, transexuais, latinas e periféricas. A noite gratuita, marcada para o sábado (27), das 16h às 21h, ainda tem discotecagem dos DJs Kaim e Aya, que tocam funk, hip-hop e house para aquecer o público para a festa.
Priscilla, a Rainha do Deserto
Neste sábado (27), o longa "Priscilla, a Rainha do Deserto" será exibido na Cinemateca Brasileira (lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana), às 18h30. O filme de Stephan Elliott acompanha três drag queens que viajam da cidade de Sydney até Alice Springs, para um show em um resort. Vencedor do Oscar de melhor figurino, o longa comemora 30 anos em 2024. Após a exibição, o público pode participar de um bate-papo com Betina Polaroid, finalista do reality show brasileiro Drag Race Brasil.