Drama aborda crise econômica e violência urbana na Argentina

O cinema argentino vem se destacando cada vez mais no mundo cinematográfico. No último Oscar, "Relatos Selvagens", de Damián Szifrón, concorreu à estatueta de melhor filme estrangeiro —mas perdeu para o polonês "Ida", de Pawel Pawlikowski.

Na última semana, estreou "Bem Perto de Buenos Aires" ("Historia del Miedo"), dirigido por Benjamin Naishtat.


O título em português não diz sobre o que se trata o filme. Em tradução livre do nome original, seria algo como "história do medo". Por aqui, o filme é "vendido" por sua localização.

Logo no início, o espectador vê que a história se passa em um condomínio fechado nos arredores de Buenos Aires.

Na trama, Naishtat mostra a tranquilidade do local, as casas parecidas com as que temos nos condomínios na Grande São Paulo, construídas sem muros e com bastante área verde em volta.

No entanto, o lugar pacato começa a se transformar a partir de um blackout na região. É quando Naishtat provoca o espectador com cenas silenciosas, quase sem diálogos, e que mostram o contraste de dois mundos distintos. É com atores falando pouco e privilegiando o silêncio, tal como cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho fez em "O Som ao Redor", que "Bem Perto de Buenos Aires" fala sobre a atual crise argentina.

Informe-se sobre o filme

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais