No filme 'Jonas', cenas de ação minam narrativa cheia de qualidades

O Carnaval como momento de pura fantasia e, ao mesmo tempo, de desilusão. O ponto de partida de Jonas soa promissor ao ambientar um drama num universo comumente associado à alegria e à festa.

Mais interessante ainda é a ideia de utilizar uma escola de samba paulistana como pano de fundo, deslocando a associação óbvia do espetáculo com o Rio. Focalizar o núcleo da trama fora do tempo do desfile é outra escolha que valoriza a narrativa, acentuando a situação de espera e de impasse vivida pelos personagens. 

Além dessas características que revelam um filme bem pensado e construído, Jonas se destaca pelo modo como a diretora Lô Politi, em seu primeiro longa, explora a cenografia, integrando organicamente intensidade visual e significados. Nesse aspecto, a alegoria carnavalesca de uma baleia é um achado não apenas cenográfico, mas também simbólico da condição do protagonista.

Jonas
O filme tem entre os cenários o Anhembi, a escola de samba Pérola Negra e o Beco do Batman - Divulgação

A paixão do garoto pobre Jonas pela menina rica Branca tem no interior do carro alegórico, isolado do mundo, o único espaço onde pode ser vivido. Fora dali, a violência dos contrastes sociais bloqueia o desejo e impede que a história se realize a não ser no plano da fantasia.

Esse material rico de possibilidades ainda tem a seu favor o desempenho do sempre intenso Jesuíta Barbosa em ótima química com Laura Neiva, enfim bem dirigida.

Tantas qualidades, no entanto, acabam desperdiçadas quando a diretora decide solucionar a trama com cenas de ação que evidenciam sua pouca habilidade para isso. A aceleração na parte final confirma essa impressão com situações cujos resultados vão do falso ao ridículo.

A decisão também evidencia a insuficiente construção dos personagens, que nunca passam de superfícies, representações de tipos como o excluído, a mimada, o playboy, o facínora, os pais desesperados, a mãe abnegada etc.

As falhas fazem Jonas se assemelhar ao desfile de uma escola de samba criado por um carnavalesco talentoso, mas que depende de um enredo que não entusiasma.

Avaliação: regular

Salas e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais