Épico de guerra, 'Dunkirk' aborda a retirada das tropas aliadas da França ocupada por nazistas

Seis soldados caminham em uma rua deserta. Do céu, começam a cair centenas de folhetos com a frase "nós cercamos vocês". É assim que começa o filme "Dunkirk", épico de guerra dirigido por Christopher Nolan (de "Interestelar", "A Origem" e a trilogia "Batman - O Cavaleiro das Trevas").

A trama é inspirada no resgate das tropas dos Aliados em Dunquerque (grafia em português), cidade no norte da França, ocupada pelos nazistas, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.

Encurralados na praia pelos inimigos, centenas de milhares de soldados aguardam o salvamento. No entanto, os destróieres não conseguem se aproximar da costa para o resgate por conta dos bombardeios (aéreos e marítimos) incessantes dos alemães. Diante da dificuldade, embarcações civis são convocadas a atravessar o Canal da Mancha e ajuda r na missão.


"Dunkirk" reina en la taquilla estadounidense y "Valerian" decepciona
Cena do filme "Dunkirk", primeiro épico de guerra do diretor Christopher Nolan - Divulgação

Desta forma, a história é contada com personagens fictícios e sob três perspectivas: a dos soldados, que aguardam o resgate pelo mar na praia de Dunquerque, a de voluntários britânicos numa embarcação de que cruza o Canal da Mancha, e a de pilotos da Força Aérea Britânica. No elenco estão Kenneth Branagh, Tom Hardy, Mark Rylance e o ex-One Direction Harry Styles, que faz sua estreia nas telonas.

Filmado em locações na França, Holanda, Reino Unido e Los Angeles, o filme tem direção de fotografia do holandês Hoyte van Hoytema e foi rodado utilizando uma combinação de tecnologia Imax e filme 65 mm.

O longa, que já é apontado como forte candidato a indicações ao Oscar, encabeçou as bilheterias americanas no último fim de semana e arrecadou US$ 55,4 milhões na sua estreia em 46 países.

Veja salas e horários de exibição

Leia crítica do filme


REALIDADE X FICÇÃO

- Alguns personagens foram inspirados em pessoas reais, como o comandante Bolton (Kenneth Branagh), que cuidou do resgate no píer em Dunquerque. O papel é baseado no oficial canadense James Campbell Clouston

- Os soldados do filme indagam constantemente onde estariam os reforços. De fato, os britânicos economizaram forças do Exército durante o conflito com medo de uma possível invasão de seu território. Por isso, chegaram a retirar a melhor classe de destróieres da cena de guerra

- Os folhetos que caem do céu no começo do longa foram inspirados em panfletos reais usados na guerra

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais