'O Monstro da Lagoa Negra', que inspirou 'A Forma da Água', será exibido no IMS

Clássico do terror B, filme de 1954 do diretor Jack Arnold foi alçado a um novo status 

Cena do filme "O Monstro da Lagoa Negra", de Jack Arnold
Cena do filme "O Monstro da Lagoa Negra", de Jack Arnold - Divulgação
Sandro Macedo
São Paulo

Clássico do terror B, "O Monstro da Lagoa Negra" (1954), de Jack Arnold, foi alçado a um novo status após o diretor Guillermo del Toro apontá-lo como principal inspiração para o romance fantástico "A Forma da Água", filme mais indicado ao Oscar deste ano (13 nomeações).

Na trama original, uma equipe de exploradores descobre a existência de um homem-peixe na região amazônica. Mais assustada do que irada, a criatura mata um aqui, outro acolá, mas tenta se aproximar da mocinha, Kay (Julie Adams), que não quer muito papo com o ser marinho.

Sem entrar em muitos detalhes, essa relação incomodou um pouco o diretor mexicano, que tratou de romantizá-la em "A Forma...", dando a ela a dignidade que ele acha que merecia. Del Toro, para quem não lembra, é o mesmo de "O Labirinto do Fauno" e dos dois Hellboy. Não é exatamente um cara pé no chão real para enredos.

Alguns meses antes do lançamento de "A Forma da Água", boatos davam conta de uma possível refilmagem de "O Monstro da Lagoa Negra". A nova versão faria parte do projeto Dark Universe, da Universal, que tentava ressuscitar todos os seus monstros.

No entanto, o primeiro filme do projeto, "A Múmia", decepcionou nas bilheterias americanas --foi salvo pelo público da China-- e colocou todos os personagens, incluindo Drácula, Lobisomem, Frankenstein e sua noiva, em banho-maria. Quem sabe o sucesso de "A Forma da Água" não recoloca o projeto dos monstrinhos no eixo?

IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. Sáb. (3), às 21h, qui. (8), às 22h, sáb. (10), às 22h, e dom. (18), às 19h. Ingr.: R$ 30 (R$ 15, meia). ims.com.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais