Descrição de chapéu Televisão
Cinema

Saiba como assistir a todos os especiais de fim de ano do Porta dos Fundos

Nova paródia natalina do grupo, 'Teocracia em Vertigem' estreia de graça no YouTube nesta quinta

-
São Paulo

"Prepare-se para cancelar o YouTube", diz o trailer de "Teocracia em Vertigem", do grupo de humor Porta dos Fundos. O especial de Natal estreia na plataforma nesta quinta, dia 10, às 11h. O tradicional episódio anual volta a ser exibido gratuitamente na internet depois de ter sido lançado pela Netflix.

O alerta do trailer é uma referência à polêmica provocada pelo vídeo do ano passado, "A Primeira Tentação de Cristo", que foi exibida na plataforma de streaming e gerou revolta de religiosos ao retratar Jesus como um homem gay.

Na época, a Netflix foi alvo de tentativas de censura e ações judiciais para impedir a exibição do conteúdo, que segue no catálogo. O Porta dos Fundos também não foi poupado e teve sua sede, no Rio de Janeiro, atacada com coquetéis molotov na véspera do Natal.

Neste ano, a Netflix anunciou que a produção do grupo ficará de fora do catálogo da plataforma e voltará ao canal do YouTube, que reúne mais de 16 milhões de inscritos.

A tradição dos especiais de Natal começou em 2013, no segundo ano de atividade do grupo. A estreia foi com uma reconstituição da vida de Cristo, chamado apenas de "Especial de Natal".

Nos anos seguintes, foram retratadas outras passagens bíblicas. Os vídeos de 2013 a 2017 estão disponíveis de graça no YouTube. Já os de 2018 e 2019 podem ser vistos por assinantes da Netflix.

Dando continuidade às paródias de filmes iniciadas com "Se Beber Não Ceie", de 2018, a referência do novo "Teocracia em Vertigem" é o documentário "Democracia em Vertigem", de Petra Costa, de 2019, que retrata o processo de impeachment de Dilma Roussef —o longa foi indicado ao Oscar de melhor documentário.

No novo humorístico, cenas documentais fictícias mostram como a perseguição de Jesus é resultado de um golpe articulado entre as poderosas elites de Jerusalém. Além da alusão ao governo petista, há referências ao atual governo, como o envolvimento entre Fabrício Queiroz e a família do presidente Jair Bolsonaro.

Abaixo, saiba abaixo onde rever todos os especiais de Natal do Porta dos Fundos.

*

2020 - Teocracia em Verigem
Primeira produção de Natal do grupo após as tentativas de censura relacionadas ao especial do ano passado. Com pouco mais de 50 minutos, a nova produção se inspira no documentário "Democracia em Vertigem".
Disponível na Netflix.


2019 - A Primeira Tentação de Cristo
No vídeo que causou iondignação de religiosos e tentativas de censura, Jesus leva um convidado para conhecer a família e dá indícios de ser homossexual.
Disponível na Netflix.


2018 - Se Beber Não Ceie
No primeiro ano fora do YouTube, o especial reconstrói os acontecimentos da última ceia, regada à muito vinho.
Disponível na Netflix.


2017 - Especial de Natal - A Arca de Noé
O especial em tom documental reúne depoimentos fictícios sobre o encontro entre Noé e Deus, além de passagens do antigo testamento.
Disponível no YouTube.


2016 - Especial de Natal
São lançados quatro vídeos curtos ao invés da versão mais longa, como exibida nos anos anteriores. São duas esquetes sobre o Papai Noel e duas sobre Jesus.
Disponível no YouTube. Clique aqui para assistir todos.


2015 - Especial de Natal - Jesus Cristo
Em uma paródia do programa Casos de Família, o especial faz revelações sobre a vida do aniversariante do natal, Jesus Cristo.
Disponível no YouTube.


2014 - Especial de Natal - O Velho Testamento
Figuras como Abraão, Noé e Moisés tentam provar seu valor para Deus, que aparece como um homem cético e pragmático.
Disponível no YouTube.


2013 - Especial de Natal Porta dos Fundos
Primeiro especial lançado pelo grupo é uma videografia não autorizada de Jesus Cristo. Mistura reconstituição de passagens bíblicas com o depoimento do Papai Noel.
Disponível no YouTube.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais