Jovem talento Molière é foco de comédia ambientada na França

Bom elenco e roteiro sedutor fazem da comédia "As Aventuras de Molière" ("Molière", França, 2007) uma das melhores estréias desta semana em São Paulo (SP). Dirigido por Laurent Tirard, o filme mostra o que poderia ter sido a vida do hoje célebre autor, diretor e ator de peças teatrais Molière (1622-1673) quando ele tinha apenas 22 anos.

Crédito: Divulgação
Ludivine Sagnier e Romain Duris em cena do longa-metragem "As Aventuras de Molière"

Molière (Romain Duris) satirizava a alta classe francesa nos espetáculos que apresentava em praças e tavernas até que, sem dinheiro, é preso.

Estranhamente, suas dívidas são pagas por Monsieur Jourdain (Fabrice Luchini, em atuação excepcional), um rico empresário que, em troca do favor, pede ajuda a Molière para conquistar a bela e jovem viúva Célimène (Ludivine Sagnier). Monsieur Jourdain lhe confia a tarefa de ensiná-lo a interpretar uma peça dedicada à amada.

No entanto, o acordo deve ser mantido em sigilo, já que o empresário é casado e pai de duas filhas. Assim, Molière se muda para a casa de Monsieur Jourdain disfarçado de religioso e passa a compartilhar seu cotidiano.

O que encontra a partir dessa mudança é uma série de acontecimentos que transformará os rumos de sua carreira e de sua vida afetiva --ali, ele encontra seu grande amor, interpreta seu número mais difícil e conhece os personagens que um dia farão parte de suas obras. De forma semelhante, Tirard constrói seu Molière ficcional a partir de "pedaços" de diversas figuras encontradas nas criações do próprio dramaturgo francês.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Direção: Laurent Tirard. Duração: 120 minutos. Classificação etária: 12 anos
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais