Festival celebra Pedro Almodóvar com cinco filmes gratuitos

Crédito: Divulgação
"Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (foto) faz parte da mostra em homenagem ao diretor espanhol Pedro Almodóvar

Quem quiser conhecer ou rever cinco filmes dirigidos pelo espanhol Pedro Almodóvar, do início da carreira até a consagração, vai se deliciar com a mostra O Jovem Almodóvar.

O evento ocorre de sexta (6) a 22 de agosto, na biblioteca Viriato Corrêa (zona sul de São Paulo). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência.

A programação conta com cinco filmes, incluindo o primeiro sucesso internacional, "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988), e "Kika" (1993), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

A intenção da mostra é fazer com que o público mergulhe no universo de Almodóvar, que apresenta um olhar perspicaz ao retratar a mulher espanhola.


Abaixo, veja a programação completa:

Dias 6 (sexta, às 16h) e 7 (sábado, às 18h)
"Pepi, Luci e Bom" ("Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón", Espanha, 1980, 82 min)
Com Carmen Maura, Olvido Gara e Eva Silva. Não recomendado para menores de 18 anos. Pepi, uma mulher maluca, Luci, uma sádica, e Bom, sadomasoquista casada com um policial que violentou Pepi ao encontrar maconha no apartamento dela, tornam-se grandes amigas.

Dias 6 (sexta, às 18h) e 20 (sexta, às 18h)
"Labirinto de Paixões" ("Laberinto de Pasiones", Espanha, 1982, 100 min)
Com Cecilia Roth, Marta Fernández-Muro e Antonio Banderas, entre outros. Não recomendado para menores de 18 anos. Jovem homossexual, filho de um imperador árabe, chega a Madri em busca de diversão. Na cidade, ele se envolve com um terrorista gay, que se apaixona por ele, e com uma cantora de rock ninfomaníaca.

Dias 14 (sábado, às 16h) e 22 (domingo, às 18h)
"Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" ("Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios", Espanha, 1988, 90 min)
Com Carmen Maura, Antonio Banderas e Julieta Serrano. Ao ser abandonada pelo amante, atriz de televisão descobre estar grávida e tem o cotidiano de seu apartamento ainda mais perturbado com a chegada de uma amiga que se envolveu com um terrorista, do filho rejeitado do ex-namorado e sua noiva, e da mãe do rapaz, que acabou de sair do manicômio.

Dias 15 (domingo, às 18h) e 21 (sábado, às 16h)
"Kika"("Kika", Espanha, 1993, 114 min)
Com Verónica Forqué, Peter Coyote e Victoria Abril. Não recomendado para menores de 16 anos. Maquiadora é feita refém em seu apartamento por um ex-ator pornô que fugiu da prisão. Uma apresentadora de um programa sensacionalista tenta cobrir o atentado, e descobre uma história sinistra que envolve o amante da garota e seu padrasto.

Dias 20 (sexta, às 16h) e 21 (sábado, às 18h)
"O que Eu Fiz para Merecer Isto?" ("¿Qué he Hecho Yo para Merecer Esto?", Espanha, 1984, 101 min)
Com Carmen Maura, Verónica Forqué e Gonzalo Suárez, entre outros. Não recomendado para menores de 16 anos. Família problemática vive em um pequeno apartamento em Madri. A mãe trabalha como faxineira e é viciada em comprimidos; o pai tem adoração por uma cantora alemã; um filho vende heroína, e o outro, adolescente, faz sexo com homens mais velhos. Para completar a confusão, a sogra da mulher tem um comportamento estranho.

Informações sobre eventos gratuitos ou populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Biblioteca Viriato Corrêa - sala Luiz Sergio Person - r. Sena Madureira, 298, Vila Mariana, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5573-4017. 101 lugares. De 6 a 22/8. Grátis. Classificação etária: de acordo com o filme.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais