Crítica: Conto de García Márquez guia peça infantil com bonecos

"Um Estranho com Asas", da Cia. Mevitevendo, leva o espectador a uma atrativa viagem à América Latina rural do século 19, com personagens do realismo mágico de Gabriel García Márquez (1927-1914), em cujo conto "Um Senhor Muito Velho com Umas Asas Enormes" (2001) o espetáculo foi inspirado.

Na história, a vida comum se mistura a um mundo sobrenatural com a chegada de um velho que tem asas de galináceo, representado por um boneco manipulado pela dupla de artistas Marcia Fernandes e Cleber Laguna –eles também usam máscaras, atuam com domínio de cena e assinam a direção.

'Um Estranho com Asas', da Cia. Mevitevendo
'Um Estranho com Asas', da Cia. Mevitevendo - Divulgação

Na vila, as pessoas vêm espiar a aparição desse sujeito tão estranho que parece ter saído de um circo. Resolvem cobrar ingresso para ver o homem alado.

A sátira se revela nos comentários dos personagens. Cada um tem sua opinião sobre o caso. Uma sábia profetiza: o homem é um anjo caído do céu, de carne e osso, pois tem poeira de estrelas nos olhos. O padre contesta.

O paradoxo é transposto para a cenografia e para o figurino, feitos de sacos brancos de sucata, que imitam o voo e o estado lírico subjetivo para retratar o cotidiano de um vilarejo e de seus moradores. Tal procedimento contribui para o enredo ficar inverossímil, ambíguo e, assim, mais rico para o espectador infantil.

Avaliação: bom
Indicação da crítica: a partir de 6 anos

Sesc Pinheiros - R. Pais Leme, 195, Pinheiros, tel. 3095-9400. 98 lugares. Dom.: 15h e 17h. Até 19/2. Ingresso: R$ 5 a R$ 17. Menores de 12 anos: grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais