Crítica: Trupe investiga Santos Dumont com criatividade em peça

"Sobre o Voo", espetáculo que investiga a cabeça inventiva de Alberto Santos Dumont (1873-1932), marca a estreia da companhia Pavio de Abajour nos palcos infantis.

Três atrizes-manipuladoras –Amanda Vieira, Evelyn Cristina e Silvana Marcondes– recepcionam a plateia com bastante desenvoltura e graça no palco-oficina, de onde saem muitos dos inventos do aviador brasileiro.

O texto poético de Paulo Rogério Lopes também fisga o público desde o início. Ao partir da infância de um menino curioso, a peça cria metáforas que são amplificadas na arte do teatro de sombras, bem conjugado com manipulação de bonecos e projeção de imagens documentais.

Em "Sobre o Voo", atrizes manipulam bonecos e projetam sombras em suportes como pipas
Em "Sobre o Voo", atrizes manipulam bonecos e projetam sombras em suportes como pipas - Ligia Jardim/Divulgação

Criativa, a direção experimenta outros suportes para a projeção das sombras (pipas de seda, por exemplo) e usa uma mesa de retroprojetor (com transparências, água e tintas) para narrar a saga do inventor.

Entre diversos acertos, ganha destaque a opção em mostrar que o sonho de voar de Dumont só se realizou com muita persistência e –tentativas frustradas– na criação dos aviões.

Em uma das cenas, o trio apresenta diversas aeronaves feitas com objetos cotidianos, como baldinhos, raladores e cabaças, mostrando que, tal qual o aviador, a companhia Pavio de Abajour faz bom uso da inventividade –no caso, para narrar histórias.

Avaliação: muito bom
Indicação da crítica: a partir de 6 anos

Centro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, tel. 3397-4002. 321 lugares. Sáb. e dom.: 16h. Até 12/3. Ingr. p/ ingressorapido.com.br. Ingresso: R$ 20.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais