CRÍTICA: Peça 'Skellig' liberta o teatro infantil de fórmulas prontas

Com um premiado repertório de espetáculos para crianças, a diretora Cristiane Paoli Quito tem inovado no jeito de transpor histórias dos livros para os palcos nos últimos anos. Em "Skellig", montagem da Cia. Simples, ela potencializa um encontro dos gêneros narrativo e dramático no teatro.

O romance, escrito pelo britânico David Almond, trata do universo tão fantástico quanto sombrio de um menino, Michael, que passa por mudanças --a chegada da irmãzinha, a casa e uma amiga novas e uma estranha criatura alada que habita sua garagem. Sonho e realidade estão sempre se confundindo, bem define Mina, amiga do protagonista.

"Skellig" narra as aventuras de um menino que passa por mudanças
"Skellig" narra as aventuras de um menino que passa por mudanças - Divulgação

As marcas literárias de Almond não são apagadas nem diluídas na montagem. Pelo contrário, as palavras do autor são evocadas já no início. Traduções da obra funcionam como notas de rodapé em cena e, enquanto um ator narra, os outros interpretam o texto, criando ecos de gestos muito bem coreografados.

Numa simples analogia com o livro, é como se o narrador resgatasse o texto, e o intérprete, as ilustrações. Mas o que é ilustrado em cena não é puro adorno. O elenco talentoso da Cia. Simples adiciona novas camadas ao enredo cheio de mistérios com um rico e preciso arsenal gestual e vocal.

O grupo já tinha arrebatado o público com "Meu Pai É um Homem Pássaro" (2012), do mesmo autor, em que as aves são metáforas de um voo da infância. "Skellig", com visualidade que beira o sombrio e a estranheza, liberta o teatro infantil de fórmulas prontas e fáceis. Cabe à plateia ser persistente.

Avaliação: ótimo
Indicação da crítica: a partir de 7 anos

Sesc Pompeia - R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. Sáb. e dom.: 12h. Até 29/10. CC: V, M, AE, E, D. Ingresso: R$ 5 a R$ 17. Menores de 12 anos: grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais