Descrição de chapéu Bela Gil preta gil
Dança

Grupo Corpo abre temporada de dança do Alfa com inédita 'Gil'

Espetáculo inspirado nas músicas do compositor baiano, estreia nesta quarta (7)

São Paulo

O movimento que recebe a presença do orixá Xangô, no candomblé, no qual uma mão bate com força no peito e outra nas costas, foi o ponto de partida para que Rodrigo Pederneiras montasse a coreografia de “Gil”. O espetáculo inédito do mineiro Grupo Corpo estreia nesta quarta (7), inaugurando a temporada de dança do Teatro Alfa.

Gil, o Gilberto, filho de Xangô, foi quem compôs a trilha sonora, a partir da qual a performance contemporânea é construída. São releituras de alguns de seus sucessos como “Aquele Abraço’’, “Realce”, “Toda Menina Baiana” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, revisitados com boa dose de dissonâncias.

Para as gravações, o músico baiano montou uma banda com instrumentos clássicos, como sopros e piano, e também recursos eletrônicos, como samples e sintetizadores.

Na sequência de “Gil”, uma outra coreografia da companhia, também com cerca de 40 minutos, é apresentada. “Sete ou Oito Peças para um Ballet”, que integra o programa, é fruto de uma parceria entre o compositor norte-americano Philip Glass, um dos mais influentes nomes da música clássica do século 20 ainda vivo, e o grupo instrumental mineiro Uakti.

Teatro Alfa - sala A - R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Jardim Dom Bosco, tel. 5693-4000. Qua. a sex.: 20h30. Sáb.: 20h. Dom.: 18h. Até 11/8. Estreia qua. (7). teatroalfa.com.br. Ingr.: R$ 75 a R$ 190 p/ ingressorapido.com.br. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais