Artista consegue liminar e fecha exposição no MAM acusada de plágio

A artista plástica Simone Mattar conseguiu uma liminar que fechou nessa terça-feira (11) a exposição "Encontros de Arte e Gastronomia", em cartaz no MAM (zona sul de São Paulo) desde 3 de setembro.

Ela alega que as obras da mostra são plágio de seu trabalho inédito "Como Penso Como", que será inaugurado em abril de 2013 no Sesc Pompéia (zona oeste). Segundo a artista e food designer, seu projeto sobre arte e gastronomia foi apresentado no ano passado ao curador do MAM, Felipe Chaimovich.

"A liminar dada ao meu favor sob indícios relevantes de plágio da obra comprova a minha visão sobre os acontecimentos", afirmou Mattar.

A artista afirma que o ineditismo era uma expectativa do Sesc. "A minha intenção com esta ação é provar minha idoneidade ao Sesc, que apoiou minha ideia, me dando todas as condições de realizar meu projeto", completa.

Já o MAM defende que as obras da artistas não têm nenhuma semelhança com os da exposição e que a decisão liminar da 28ª Vara Civil de São Paulo foi tida como "surpresa" pela instituição.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais